Quando se fala em Saúde Pública no Brasil, estamos falando de um serviço que atende mais de 190 milhões de pessoas. Dessa gigantesca clientela, 80% dependem exclusivamente do sistema de saúde pública para qualquer atendimento de saúde. São 152 milhões de pessoas que não têm nenhuma outra alternativa além dos serviços de saúde oferecidos no SUS.
O sistema público de saúde é uma estrutura gigantesca que atende milhões de pessoas e consome bilhões de reais. “Atualmente, o SAMU 192 atende 75% da população brasileira: 149,9 milhões habitantes, distribuídos em 2921 municípios com acesso ao SAMU 192 no território nacional. Em todo o país, o Ministério da Saúde já habilitou 2.965 unidades móveis, sendo 2.382 Unidades de Suporte Básico, 567 Unidades de Suporte Avançado e 217 Motolâncias, 9 Equipes de Embarcação e 7 Equipes Aeromédicas”.
Leia também :
Somente o SAMU recebeu investimentos de pouco mais de 1 bilhão em 2019, investimento que foi de pouco mais de 530 milhões em 2012 — revelou o Conselho Nacional de Saúde.
Enquanto isso, “o orçamento para 2022 do Ministério da Saúde — o principal financiador do SUS — sofreu redução de 20%, passando dos R$ 200,6 bilhões de 2021 para os atuais R$ 160,4 bilhões”, de acordo com a federação de hospitais do Rio Grande do Sul.
A grande quantidade de pessoas atendidas e o alto volume de recursos investidos deixam claro que esta é uma área que demanda profissionais altamente qualificados.
Se você já trabalha ou tem interesse em atuar na área, antecipe-se às necessidades e faça uma especialização em Gestão em Saúde Pública. Claramente, a necessidade de gestores profissionais será cada vez maior, à medida que cresce o número de pessoas atendidas e o valor dos recursos investidos.
Faça sua Pós EAD em Gestão em Saúde Pública na USCS
O corpo docente da pós-graduação em Gestão em Saúde Pública irá transmitir conhecimentos técnicos, favorecendo a inserção do aluno no novo contexto profissional e da gestão pública. Assim, você desenvolverá habilidades para a utilização de ferramentas de gerenciamento, controle e avaliação da saúde pública.
O objetivo da pós-graduação da USCS EAD em Gestão de Saúde Pública é transmitir os conceitos e terminologias nas áreas funcionais, chave de organizações do primeiro e terceiro setores.
Durante as aulas, você discutirá estratégias para o desenvolvimento e autonomia gerencial dos municípios e novas formas de gestão do trabalho e irá analisar os métodos de produção do conhecimento na área da saúde.
Você pode se tornar um especialista em Gestão em Saúde Pública estudando de casa e cursando disciplinas como: História da Saúde Pública no Brasil, Recursos Humanos no Setor Público, Planejamento e Programação em Saúde, Políticas Públicas de Saúde e o SUS, Sistemas de Saúde do Brasil e muito mais.
O mesmo é muito vasto e são inúmeras as oportunidades. Clique aqui e conheça a pós-graduação a distância em Gestão de Saúde Pública pela USCS.