Ao unir conhecimentos valiosos da neurociência e da psicologia, a neuropsicologia consegue oferecer uma compreensão abrangente do funcionamento de um indivíduo e como o cérebro deste exerce influência sobre suas funções cognitivas. Logo, um neuropsicólogo é altamente requisitado no tratamento de todos os que desejam viver uma vida mais autêntica.
Para descobrir como viver uma vida mais autêntica, seguindo seus valores e morais, continue a leitura.
LEIA TAMBÉM:
- 6 razões para integrar a avaliação neuropsicológica no tratamento médico
- Quais são as Etapas da Avaliação Neuropsicológica
- Perda de memória no TEPT: Neuropsicologia para sobreviventes de trauma
- Neuropsicologia: O que trata e quando é indicado
- Especialização em Neuropsicologia: Tudo o que você precisa saber
Compreendendo valores por uma perspectiva psicológica
Os valores pessoais são os principais responsáveis por moldar os pensamentos, comportamentos e emoções, onde estes irão representar os aspectos dominantes do modo de viver a vida que uma pessoa deseja, bem como as qualidades que esta tende a buscar para incorporar no seu cotidiano.
Os valores não são metas a serem estabelecidas visando o alcance de um objetivo, mas sim orientativos de ações e decisões de uma pessoa, que irão oferecer um senso de propósito maior, fornecendo uma perspectiva ampliada e motivadora sobre a vida.
Para a psicologia, os valores se tratam de crenças e ideais centrais, responsáveis por dar significância e propósito a vida, logo, estar alinhado com os valores é agir favorável ao próprio bem-estar. Quando agimos em contrário aos nossos valores, tendemos a experienciar emoções negativas.
Conexão entre valores e uma vida autêntica
Ao seguir uma vida baseada em valores, o indivíduo consegue ter maior liberdade na tomada de decisões - ao contrário de basear-se em metas, onde necessariamente irá vivenciar períodos de vida com circunstâncias desagradáveis.
Ao se orientar por metas, caso se depare com algum empecilho que o impeça de atingir seus objetivos, o indivíduo pode sentir-se frustrado consigo mesmo e com a situação vivida; por outro lado, quando se orienta por valores, suas possibilidades se tornam mais amplas e sua vida se torna mais leve.
Viver uma vida autêntica é basear-se nos valores pessoais, alinhando as ações com a verdadeira essência do Eu. A autenticidade leva à redução do estresse, melhorando a regulagem emocional e aumentando a resiliência frente aos desafios.
O primeiro passo para se ter uma vida autêntica é descobrir os valores, identificando-os ao considerar momentos de alegria, autorrealização e contentamento com a vida. Logo, ao explorar paixões, interesses e áreas em que a pessoa se engaja, a mesma consegue delimitar os passos para atingir uma vida mais autêntica que ressoe com seu ser.
Abordagem ACT voltada para valores e psicopatologia
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) trata-se de uma abordagem terapêutica integrante da psicologia Cognitivo-Comportamental que tem como foco o aumento da flexibilidade psicológica do paciente. Seu principal objeto é tornar o paciente mais consciente de seus pensamentos e emoções, para que, assim, consiga agir segundo seus próprios valores.
Essa abordagem baseia-se em estratégias de aceitação e desenvolvimento de comprometimento, enfatizando a importância em se viver uma vida orientada por valores. Tal prática terapêutica acredita que muitos dos sintomas psicopatológicos emergem a partir de uma desconexão entre os valores e as ações tomadas pelo indivíduo. Quando os comportamentos seguidos contradizem os valores, o indivíduo pode experienciar conflitos internos e sofrimento, fatores que contribuem para o surgimento ou agravamento de ansiedade, depressão e estresse.
Benefícios de viver alinhado com seus valores
Seguir uma vida em alinhamento com os próprios valores oferece inúmeros efeitos positivos que colaboram para o bem-estar psicológico e satisfação pessoal. Ao basear-se em valores, o indivíduo passa a ter uma conexão aprofundada com seu verdadeiro Eu e seus relacionamentos interpessoais também acabam se beneficiando.
Estar alinhado com os valores é a chave para viver uma vida autêntica, com maior leveza e tranquilidade para, desta forma, investir mais em si próprio tomando decisões que refletem o verdadeiro Eu, visando uma vida plena e satisfatória.
Seja um Neuropsicólogo com a Pós USCS
Se você deseja oferecer aos seus pacientes um atendimento integrativo que os auxiliará no processo de compreensão dos próprios valores, visando a vivência de uma vida mais autêntica, a Pós-graduação em Neuropsicologia, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul conta com o ensino que você precisa para alcançar estes objetivos.
Com uma educação sólida e atualizada, a Pós USCS conta com um corpo docente formado por mestres e doutores, fornecendo aos alunos do curso de Neuropsicologia uma formação completa para que consigam atuar em clínicas especializadas auxiliando indivíduos com as mais varias questões.
O curso da Pós em Neuropsicologia pode ser realizado presencialmente em São Caetano do Sul, contando com duração de 18 meses e carga horária total de 360h. São alguns dos destaques da matriz curricular:
- Neurociências e suas áreas;
- Neuropsicologia e o desenvolvimento humano;
- Escolas psicológicas;
- Práticas da neuropsicologia;
- E muito mais…
Seja o profissional que você sempre sonhou em se tornar com a Pós-graduação em Neuropsicologia. Aqui você encontra oportunidade de promover a diferença na vida de seus atendentes. Vem pra USCS!