A metodologia Six Sigma é uma técnica baseada em teorias de gerenciamento de tarefas, com o objetivo de otimizar o trabalho do meio industrial. Por meio de algumas ações, é possível deixar mais econômicos os processos de produção, sem perder a qualidade do produto.
O foco desse esforço está sempre no cliente, já que todas as ações são tomadas para que a produção seja eficiente e diminua a chance de erros, proporcionando satisfação aos consumidores, e claro, produzindo de forma mais ágil.
Six Sigma e sua definição
Os clientes, os processos e os funcionários são as peças essenciais do Six Sigma, e as estratégias serão aplicadas de acordo com a necessidade de cada setor. A teoria é bastante democrática e pode se aplicar às diferentes realidades das instituições.
O Six Sigma surgiu de uma necessidade de produção da Motorola na década de 1980, com o intuito de reduzir o número de produtos defeituosos em um período de cinco anos. A técnica, em si, tem como missão usar de sua metodologia para fazer a correção de processos até que os erros sejam reduzidos a 1%.
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Etapas
Os responsáveis pelo aperfeiçoamento dos processos precisam se debruçar em cima de dados e oportunidades para que daí possam extrair as melhores estratégias. Ajustar processos não é uma tarefa fácil, já que há uma série de fatores internos e externos que precisam ser revistos. Para isso, a equipe precisa passar por algumas etapas:
• Na etapa de definição, a equipe reunirá as informações acerca das necessidades da empresa, qual objetivo quer atingir e os pontos principais de qualidade que precisam ser alcançados.
• Não há como iniciar um projeto novo sem fazer uma mensuração, correto? E o cliente é o elemento mais importante desse processo todo. Por isso, você precisará entende-lo e traçar as suas necessidades, alinhando-as junto com as da empresa, e tudo isso precisa ser transformado em números.
• Após todo o processo de coleta de informações, é preciso fazer um trabalho profundo de análise. É nessa hora que a equipe responsável pelas mudanças irá pontuar todos os erros e também as possibilidades de resolução.
• O próximo passo é implementar as melhorais e mudar os processos. Tudo isso precisa estar alinhado aos objetivos definidos nas etapas anteriores.
• Após tudo isso, chegou a fase de observar todas as mudanças, se elas estão funcionando ou não, avaliar o desempenho dos processos e analisar se são necessárias mais melhorias.
Em que o Six Sigma pode beneficiar as empresas?
• Reduz custos.
• Reduz desperdício.
• Ajuda na coleta de informações para que metas sejam mais bem classificadas.
• Ajuda a acompanhar de perto o crescimento da empresa.
• Aprimora os produtos oferecidos.
• Ajuda diretamente no aperfeiçoamento dos processos internos.
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