Você é enfermeiro e quer autonomia para trabalhar? Torne-se um especialista em Acupuntura

Você é enfermeiro e quer autonomia para trabalhar? Torne-se um especialista em Acupuntura

image


Desde que a Acupuntura passou a ser aplicada no Brasil há quarenta anos, e desde o seu reconhecimento pelo SUS, na década de 80, esse tratamento faz parte da política de saúde pública no país e já transformou a realidade profissional de muitos enfermeiros que deixaram os plantões em postos de saúde e hospitais para trabalharem em suas próprias clínicas.
 
Hoje, o exercício da acupuntura é reservado a profissionais da área de saúde, e são os enfermeiros que mais têm se especializado em acupuntura.
 
É o que diz Daniel Olcerenko, presidente da Abena — Associação Brasileira dos Enfermeiros Acupunturistas. Segundo ele, nos últimos dois anos os enfermeiros se tornaram a maioria dos profissionais nos cursos de pós-graduação em Acupuntura.
 
A possibilidade de montar seu próprio consultório e aplicar acupuntura sem prescrição médica é animadora para os profissionais de enfermagem e têm motivado muitos a darem uma guinada na vida profissional.
 
Qual o Coren-SP reconheceu a Acupuntura em 2008, reforçou essa autonomia.  Olcerenko diz que “na capital de São Paulo, em dois anos, houve aumento de mais de 50% de enfermeiros nas turmas de pós-graduação em acupuntura”.
 
Hoje, os enfermeiros representam até metade dos alunos de uma sala de pós-graduação em Acupuntura. Só falta você!
 
Quer saber se a acupuntura ajuda a engravidar? Confira o vídeo abaixo:

O procedimento clínico da Acupuntura é muito diferente do procedimento da Enfermagem?
 
Antes da portaria 971, publicada em Maio de 2006 pelo Ministério da Saúde, qualquer profissional de qualquer área podia fazer um curso técnico e aplicar acupuntura. Mas isso era muito ruim para o paciente.
 
Na verdade, os profissionais mais adequados para o exercício da Acupuntura são os enfermeiros. Como diz Olcerenko, numa palestra promovida pelo Coren-SP, “os princípios da medicina tradicional chinesa, principalmente os da acupuntura, são os que mais combinam com os princípios da Enfermagem pelo fato de trabalhar o indivíduo como um todo”.
 
Desde o levantamento do histórico pessoal até a inserção de agulhas, a acupuntura sistêmica pode ser aplicada em todas as etapas do processo de enfermagem.
 
“A acupuntura segue o mesmo princípio holístico. Se você tem uma deficiência respiratória é porque algum canal energético do seu corpo a causou. Se o problema é no coração, pode ter sido um problema no braço, através do qual passa um canal energético”.
 
Olcerenko, que atende seus pacientes em clínica própria há dois anos, explica que, depois de traçado o perfil do paciente, procura-se sua deficiência e cria-se uma meta de consultas, que muda conforme a resposta ao tratamento. Este inclui mais que a inserção de agulhas, o estímulo dos canais de energia através também das técnicas de moxa, ventosa, sangria, reeducação alimentar, de postura e aplicação de terapias complementares, como florais, cromoterapia, e fitoterapia.
 
A Acupuntura realmente dá resultado?
 
“Realmente dá resultado”, diz Olcerenko, que conta como a Acupuntura tem sido a solução para pessoas cansadas de tratamentos que agridem o organismo e que procuram por algo mais natural.
 
Nós temos canais energéticos no corpo, que representam um órgão. Se você tem aumento, estagnação ou deficiência de energia em um canal, terá algum problema que pode ser uma dor de cabeça, esterilidade, estresse ou sobrepeso. A medicina ocidental chama de doença, para a medicina oriental, trata-se de um desequilíbrio.
 
A Acupuntura trabalha os canais energéticos para desbloqueio, diminuição, estimulação ou sedação.
 
Autonomia: a principal vantagem de ser um enfermeiro pós-graduado em Acupuntura
 
A pós-graduação em Acupuntura da USCS oferece uma formação completa que vai capacitar você a montar o seu consultório de acupuntura e atender o seu paciente, sem precisar de um hospital, jornadas de trabalho ou prescrição médica.
 
Se você está no Estado de São Paulo, após a conclusão da sua Pós em Acupuntura, basta se inscrever como profissional liberal na prefeitura, tirar o seu CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários) e já pode exercer a profissão regularmente. Fácil, né?
 
Se não quiser ou puder abrir agora sua clínica, você vai poder trabalhar em postos de saúde, escolas ou atender em domicílio.
 
Dentro da enfermagem, a Acupuntura é um dos ramos em que o enfermeiro tem maior autonomia enquanto profissional liberal. O mercado está bem deficiente de enfermeiros acupunturistas” — diz Daniel Olcerenko, incentivando você a entrar nesse ramo.
 
Cuidados que você deve tomar ao escolher um curso de pós-graduação em acupuntura
  • O curso deve ter duração mínima de 2 anos: a pós-graduação em Acupuntura da USCS tem 27 meses de duração.
  • O curso deve ter carga horária nunca inferior a 1200 horas, sendo no mínimo um terço dessas horas dedicadas a atividades teóricas:  a pós-graduação em Acupuntura da USCS tem 1200h, sendo 540h teóricas e práticas + 660h complementares.
  • O conteúdo programático do curso deve incluir teoria e prática, além de disciplinas curriculares específicas de técnicas complementares, como moxa, ventosa, sangria, cromoterapia, fitoterapia e florais.
  • A pós-graduação em Acupuntura da USCS é um curso completo que trata com profundidade sobre a Investigação Terapêutica na Acupuntura, Técnicas de Acupuntura, Fundamentos da Acupuntura, Canais de Energia, Aplicabilidade da Acupuntura e capacitação para o aluno empreender no negócio da acupuntura. Na pós também haverá atendimentos e supervisão nos atendimentos particulares.
Você quer ter a autonomia que só a Acupuntura pode te proporcionar? Clique aqui e se inscreva na pós-graduação em Acupuntura da USCS.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699