A arteterapia é uma prática terapêutica que utiliza diversas formas de expressão artística para promover o autoconhecimento, a saúde mental e o bem-estar. Ela pode ser aplicada em diferentes contextos e com diferentes públicos, desde crianças até idosos. O nome Arteterapia não significa que os pacientes tenham que ter habilidade ou talento artístico, mas se refere à comunicação e expressão por meio da arte.
A arteterapia teve origem em diversas correntes psicológicas, e uma de suas principais influências foi a psicologia analítica de Carl Jung, que via a arte como uma forma de acessar o inconsciente pessoal e coletivo. No Brasil, uma das pioneiras no uso da arte no tratamento de pessoas com transtornos mentais foi Nise da Silveira, uma psiquiatra que foi aluna de Jung.
Qual tipo de arte é usado na Arteterapia?
A arteterapia pode usar diferentes modalidades artísticas, como pintura, desenho, escultura, modelagem, tecelagem, música, contação de histórias, criação de personagens, artes cênicas, marionetes, literatura, dança, fotografia, audiovisual, entre outras.
Para que serve a Arteterapia?
O objetivo é que o paciente possa expressar seus sentimentos, emoções, conflitos, traumas, desejos e sonhos por meio dessas linguagens simbólicas. A arteterapia pode trazer diversos benefícios para quem a pratica, como:
- Melhorar a autoestima e a autoconfiança;
- Estimular a criatividade e a imaginação;
- Desenvolver habilidades sociais e de comunicação;
- Aliviar o estresse e ansiedade;
- Promover o equilíbrio emocional e a resiliência;
- Favorecer o autoconhecimento e a reflexão;
- Ampliar a percepção e a consciência de si e do mundo;
- Facilitar a expressão e a elaboração de sentimentos e pensamentos;
- Auxiliar na prevenção, no tratamento e na reabilitação de problemas de saúde mental.
Como funciona uma sessão de Arteterapia?
Uma sessão de arteterapia pode ser individual ou em grupo, e geralmente tem uma duração de 50 minutos a uma hora. O terapeuta propõe uma atividade artística ao paciente ou ao grupo, que pode ser livre ou dirigida. O paciente ou o grupo realiza a atividade com os materiais disponíveis, sem se preocupar com o resultado estético.
O terapeuta acompanha o processo criativo e observa os aspectos verbais e não verbais envolvidos. Após a atividade, o terapeuta convida o paciente ou o grupo a compartilhar suas impressões sobre a obra produzida e sobre o que ela representa. O terapeuta faz intervenções para ajudar o paciente ou o grupo a ampliar sua compreensão sobre si mesmo e sobre sua situação.
Como posso me tornar um Arteterapeuta?
O arteterapeuta é o profissional que usa várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica. É o que diz a doutora em Psicologia Social, Alice Casanova dos Reis, no artigo sobre a arte como instrumento no trabalho do psicólogo. Alice mostra o seu entusiasmo com o uso da Arteterapia pelos psicólogos:
“A arte pode ser uma ferramenta valiosa para a atuação do psicólogo nos mais diferentes contextos, vinculada ao seu compromisso ético de contribuir para que o sujeito se (re)constitua como autor da própria história”.
No entanto, qualquer pessoa com curso superior pode fazer a graduação da Pós USCS em Arteterapia e atuar como arteterapeuta.
A especialização da Pós USCS tem a duração de 20 meses, com aulas teóricas e práticas e atende a carga horária exigida pela UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia), incluindo estágio de 100 horas e 60 horas de supervisão.
Venha conhecer essa pós-graduação da Pós USCS e seja um Arteterapeuta.