Você sabe a diferença entre Alfabetização e Letramento?

Você sabe a diferença entre Alfabetização e Letramento?

image

O número de crianças brasileiras que não aprenderam a ler e escrever chegou a 2,4 milhões, tendo aumentado mais de 65% em relação a 2019. A pesquisa feita com dados do IBGE pela ONG Todos pela Educação mostrou que o analfabetismo alcançou 47,7% entre crianças pretas de 6 a 7 anos. Entre as crianças pardas e brancas da mesma idade, o índice de crianças que não aprenderam a ler ou escrever no ano de 2021 foi de 44,5% e 35,1%, respectivamente.
 
É preciso que pais empenhados e professores capacitados usem seus esforços para garantir que as crianças sejam devidamente alfabetizadas.
 
No entanto, uma vez que uma pesquisa do INEP em 2016 mostrou que “54,73% dos estudantes acima de 8 anos de idade permanecem em níveis insuficientes de leitura, enquanto que 33,95% dos alunos brasileiros apresentaram índices de insuficiência na escrita”, faz-se necessário que as crianças não apenas saibam ler e escrever — mas que também sejam capazes de responder adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
 
Ou seja, precisamos de professores e educadores capacitados para promover a Alfabetização e o Letramento das crianças — inclusive aquelas crianças com necessidades educativas especiais.
 
Alfabetização e Letramento: qual a diferença?
 
A pedagoga Amélia Hamze de Castro explica que “um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado”.
 
Embora os dois conceitos sejam usados quase como sinônimo no Brasil, a professora Hamze ensina que “alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita”.
 
Lilian Gramorelli, mestre e doutora em Educação e coordenadora pedagógica de um dos colégios mais tradicionais de São Paulo diz que “é importante ressaltar que sempre que falamos de alfabetização, citamos o letramento, que é um conceito na educação para essa fase de desenvolvimento”.
 
É por isso que se você trabalha com educação, você precisa ter um conhecimento especializado em Alfabetização e Letramento.
 
Por mais que a alfabetização seja importante, “o conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento, que é o uso social da leitura e da escrita” — diz a pedagoga e professora Amélia Hamze que conclui, dizendo: “para formar cidadãos atuantes e interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e não de alfabetização”.
 
É por isso que a Pós-graduação a distância da USCS em Alfabetização e Letramento é tão relevante para todo professor e educador.
 
Se você se interessa pelo assunto, se já atua na área ou quer trabalhar com alfabetização de crianças ou adultos, clique aqui e conheça a melhor pós-graduação EAD sobre o assunto.
 
Para complementar sua leitura, não deixe de assistir nossa aula gratuita sobre: 
Compreendendo o processo de aprendizagem: do desenvolvimento a necessidades educacionais especiais
 
                                     
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699