Nos últimos anos nós temos escutado bastante sobre meio ambiente e sua preservação, a preocupação com a natureza aumentou a cada ano que passa, ou melhor, a cada dia. E toda essa mobilização acabou gerando uma nova demanda de mercado e exigindo novos profissionais.
Observamos também muitos desastres naturais causados pela má administração de projetos empresariais. Visto o caso das barragens em Mariana, Minas Gerais. Para evitar que esse tipo de acidente aconteça novamente as empresas estão investindo em profissionais de gestão ambiental.
E como a área ambiental nas empresas é uma ideia muito nova e que precisa ser amadurecida, o profissional precisa lidar com alguns desafios.
A responsabilidade com a administração e planejamento de projetos de conservação ambiental dentro da empresa é uma das preocupações. Em casos como desastres provocados pela instituição, o gestor ambiental tem o papel mais importante de todos que é criar um plano de contenção para amenizar os danos.
O gestor ambiental também trabalha na prevenção de desastres naturais que possam ser causados por projetos empresariais. Por isso, é exigido desse profissional um conhecimento amplo sobre solo, materiais e seus efeitos.
O outro desafio é que o profissional precisa aliar projetos inovadores à sustentabilidade. E isso requer uma quebra de padrão dentro do meio corporativo, já que essa ideia de cuidar do meio ambiente não é tão relevante para algumas pessoas e instituições.
E a USCS oferece um curso muito bacana na área ambiental, a Pós Graduação em Gestão Ambiental de Empresas é uma ótima escolha para quem quer se especializar e atuar com assuntos ligados ao meio ambiente, conheça mais sobre o curso: https://goo.gl/8EXp1g