No meio empresarial, a boa comunicação é imprescindível para a manutenção de negócios promissores; porém, muitos gestores não têm suas habilidades comunicacionais bem desenvolvidas, o que pode trazer dificuldades para suas relações com a equipe, os fornecedores e até os clientes.
VEJA TAMBÉM:
A gestão de crise é essencial para qualquer empresa
Como otimizar a gestão de custos operacionais na indústria?
O storytelling pode ser utilizado nas redes sociais da sua empresa
O que é a visão sistêmica e como ela pode ser utilizada no meio corporativo?
É através da comunicação que nos desenvolvemos social e individualmente. Por muito tempo, acreditou-se que se comunicar era apenas um detalhe; pensamento completamente equivocado. É preciso investir esforços para uma comunicação ativa, eficiente e transparente. Isso é muito importante para a vida, principalmente no meio dos negócios.
A comunicação assertiva poderá gerar benefícios como:
● melhorar o clima organizacional;
● trazer os colaboradores para mais perto, tornando-os mais envolvidos com as questões profissionais;
● ajudar a construir uma imagem mais sólida da empresa;
● abrir um espaço de expressão livre de ideias e dar aos colaboradores a oportunidade de serem sinceros.
A comunicação empresarial pode ser desenvolvida de diversas formas, como:
● É preciso que a equipe tenha encontros frequentes.
● Todos precisam viver também momentos de descontração, como happy hours ou festas corporativas, de vez em quando.
● A gestão precisa realizar feedbacks com frequência, e essa conversa precisa ser objetiva e construtiva.
● É ideal que a sua equipe esteja se sentindo bem e desfrutando de um ambiente saudável. Por isso, a gestão precisa ter, entre as suas preocupações, o bem-estar de seus colaboradores.
● Criar uma rede de apoio para aquelas pessoas que estão passando por um momento de dificuldade é essencial, pois isso dá a sensação de acolhimento e segurança.
É sabido que o ambiente competitivo, em constante mudança e com clientes mais exigentes, apresenta-se como um desafio às organizações, que ainda precisam estar atentas à gestão de custos, à rentabilidade e à governança.
A vantagem competitiva da empresa são pessoas qualificadas, engajadas e capazes de atuar em equipes que produzam com excelência, contribuindo direta e efetivamente para os resultados das organizações.
Cabe aos gestores conduzir a equipe para a alta performance, desenvolvendo, delegando, orientando, acompanhando o trabalho, avaliando resultados de modo que as pessoas se sintam comprometidas e motivadas na busca dos resultados organizacionais e possam encontrar realização e satisfação pessoal no trabalho que realizam.
Esse cenário motivou a criação do curso de Pós em Gestão de Equipes de Alta Performance, que objetiva contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam aos gestores, embasados por uma visão sistêmica e humanista, decidir, planejar, estruturar e controlar as atividades da equipe, e atuar como líderes que inspirem e desenvolvam as pessoas da equipe sob sua responsabilidade.
Saiba mais sobre a Pós-Graduação EAD em Gestão de Equipes de Alta Performance: https://bit.ly/3vQkeiB