A Meditação como Ferramenta Pedagógica: Benefícios e Aplicações

A Meditação como Ferramenta Pedagógica: Benefícios e Aplicações

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A meditação consiste em uma prática milenar, surgida na Ásia, que tem como principal objetivo o ato de centrar-se em si, trazendo para o mental maior consciência. Através de exercícios específicos de respiração, passa a ser possível atingir estados profundos de atenção.
 
Essa prática está cada vez mais integrada em ambiente escolar pois consegue promover o fortalecimento da saúde emocional dos estudantes, fazendo com que o desempenho escolar destes indivíduos aumente significativamente.
 
Continue a leitura para saber como a meditação pode atuar enquanto ferramenta pedagógica.
 
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Benefícios da meditação na sala de aula: melhorando o foco e a concentração

A prática da medicação, quando em constância, traz para seu praticante inúmeros benefícios, em especial para a saúde mental. Ao meditar, passa a ser possível a melhoria, principalmente, do foco e da concentração, colaborando para o surgimento do bem-estar emocional.
 
Na sala de aula, a meditação atua no aumento da retenção de atenção, fazendo com que o estudante se torne mais consciente e passe a se atentar ao seu redor. Desta forma, esse aluno será beneficiado pois conseguirá desenvolver maior capacidade de foco e concentração na atividade em que desempenha. Este fator faz com que seu desempenho escolar aumente significativamente, sendo um benefício necessário para o processo de aprendizagem.
 
Ao realizar a manutenção do foco e atenção, o indivíduo consegue se colocar no momento presente, se desvinculando de possíveis distrações ou pensamentos que podem atrapalhar o processo de centrar-se em si. Além disso, a meditação tende a desencadear o aumento da disposição, bem como a melhoria da capacidade de memorização e criatividade.
 

Como implementar práticas meditativas no ambiente escolar

É importante seguir alguns passos para introduzir as práticas meditativas em ambiente escolar da melhor maneira, devendo a escola iniciar essas práticas de maneira gradual, começando com etapas simples para que os estudantes consigam se engajar da melhor maneira. O recomendado é que a meditação ocorra antes do início das aulas para que os alunos se sintam mais dispostos a aprender durante o dia e, assim, realizem suas atividades com maior atenção, obtendo mais rendimento. Confira algumas dicas para implementar práticas meditativas no ambiente escolar:
 
1. Ensine a postura correta
O primeiro passo é orientar que todos se sentem em um local confortável, mantendo a coluna ereta durante toda a prática da meditação. A postura adequada é essencial para haja maior conforto, concentração e efetividade no processo meditativo.
 
A posição adequada para a realização da meditação pede que seu praticante esteja sentado, independendo se no chão ou em uma cadeira, com a coluna ereta e braços ao longo do tronco, com mãos apoiadas sobre as coxas ou joelhos. Os ombros devem estar levemente voltados para trás, visando a facilitação da entrada de ar e promovendo abertura no tronco. É importante também que a cabeça do aluno esteja alinhada com a coluna, com seu queixo estando paralelo ao chão.
 
2. Oriente sobre técnicas de respiração
O segundo passo envolve oferecer orientações sobre técnicas corretas de respiração. Assim, o profissional pode indicar aos alunos que sintam sua respiração, ao mesmo tempo que estes mantém atenção plena aos sons ao seu redor. As técnicas de respiração são muito eficientes em processos de controle da ansiedade e batimentos cardíacos, não pedindo mais do que 10 minutos para sua prática.
 
Além disso, enquanto realizam as técnicas de respiração, os estudantes podem optar por manter seus olhos fechados ou, caso prefiram, podem mantê-los abertos, contanto que seu olhar repouse em algum ponto fixo à sua frente.
 
3. Atente-se sobre as técnicas com base nas faixas etárias
A meditação é uma prática milenar que consegue auxiliar no desenvolvimento socioemocional de todos os seus praticantes, além de promover a saúde e o bem-estar físico e mental, independendo da idade de que realiza a prática. Entretanto, é necessário que as técnicas de meditação sejam adaptadas conforme as necessidades e características de cada grupo etário.
 

Meditação como ferramenta para reduzir o estresse e a ansiedade entre estudantes

Adaptar as práticas de meditação para o ambiente escolar é fundamental pois a realização dessa prática promove inúmeros benefícios, entre eles, pode até mesmo auxiliar os estudantes em um processo de redução do estresse e da ansiedade que, tanto questões pessoais, quanto acadêmicas, podem fazer com que o aluno permaneça em estado constante de alerta.
 
Fora de âmbito escolar, o motivo que faz com que a maioria das pessoas busque a prática meditativa envolve certamente o desejo de diminuir o estresse e ansiedade do cotidiano. Ao atuar no controle da respiração, a frequência cardíaca, junto da respiração, se desacelera, fazendo com que os níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) diminuam.
 
Além disso, quando um indivíduo adentra o estado de atenção plena, os sentimentos de raiva, angústia, preocupação e até mesmo tristeza que possa estar vivenciando, tendem a se esvair. Assim, estudantes que integrem a meditação como um hábito regular, tendem a responder melhor ao estresse cotidiano, enfrentando os desafios surgidos com maior calma e tranquilidade pois passam a focar no presente, desenvolvendo importantes habilidades para a resolução de problemas.
 

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