O que faz um enfermeiro em estomaterapia e onde pode atuar?

O que faz um enfermeiro em estomaterapia e onde pode atuar?

image


O enfermeiro especializado em Estomaterapia é capacitado para atuar no cuidado de pacientes com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência urinária e anal, podendo atuar tanto em contexto hospitalar, quanto em ambulatorial e domiciliar. Além disso, esse profissional possui um papel fundamental no cuidado psicoemocional de pacientes ostomizados, promovendo, para além do tratamento clínico, a saúde e bem-estar destes.
 
Continue a leitura e saiba mais sobre a atuação do enfermeiro em estomaterapia.
 
LEIA TAMBÉM:

Principais funções de um enfermeiro especializado em Estomaterapia

A estomaterapia é a especialidade da área da enfermagem responsável por manter a integridade da pele, isto é, através de cuidados preventivos e personalizado para cada paciente, o enfermeiro especialista em estomaterapia consegue tratar indivíduos que apresentem feridas, sejam agudas ou crônicas, além de tratar de estomias, fístulas e casos de incontinência urinária e anal, reabilitando estes com o auxílio de cateteres, drenos e tubos.
 
A primeira função do estomaterapeuta é desenvolver a avaliação da pele do paciente, visando a prevenção do mesmo; a partir disso, o profissional consegue intervir oferecendo orientações sobre os devidos cuidados para evitar possíveis complicações. No caso de o paciente apresentar a possibilidade de ser ostomizado, o estomaterapeuta irá atuar no preparo da pele deste paciente, demarcando o local onde o estoma será construído para que a reabilitação do paciente e seu retorno às atividades cotidianas sejam facilitados.
 
O profissional especialista em estomaterapia também é responsável por atuar na amenização dos impactos deste momento na vida do paciente, tanto oferecendo apoio psicoemocional, quanto auxílio clínico. Logo, é possível afirmar que o estomaterapeuta possui um importante papel ao tornar o processo mais humanizado.
 

Relação da Estomaterapia com cuidados psicossociais

A estomaterapia possui um papel fundamental para além da prevenção e tratamento de pacientes com feridas, estomias e incontinências; o estomaterapeuta é o profissional que irá atuar de forma direta com o paciente, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida deste, além de promover o bem-estar ao auxiliar no processo de recuperação da confiança e autoestima deste paciente.
 
Ao amenizar os impactos do diagnóstico e do tratamento atuando de maneira humanizada, o estomaterapeuta consegue auxiliar pacientes e familiares em questões psicossociais. O paciente pode vivenciar um período dificultoso durante seu processo de aceitação de sua atual situação, podendo até mesmo se sentir envergonhado em socializar, logo o enfermeiro especialista em estomaterapia também irá atuar na manutenção da autoestima deste paciente, melhorando sua autoimagem ao proporcionar segurança no retorno e realização de atividades cotidianas.
 

Onde atua o estomaterapeuta e como empreender?

O estomaterapeuta, ao atuar na adaptação e reabilitação do paciente com a bolsa de ostomia, consegue identificar possíveis necessidades e dificuldades diárias do paciente com a bolsa coletora. Assim, este profissional é habilitado para atuar na orientação referente ao autocuidado do paciente, bem como consegue oferecer informações orientativas para os familiares deste.
 
Já quando o paciente possui feridas crônicas, o estomaterapeuta é um profissional fundamental no processo de acompanhamento do paciente, onde irá avaliar e desenvolver um tratamento adequado para prevenir complicações.
 
Na atuação de prevenção e manejo de úlceras por pressão, muito comuns em pacientes acamados ou com mobilidade reduzida, o enfermeiro especialista em estomaterapia é o responsável por desenvolver um plano de cuidados personalizados para evitar o surgimento de úlceras ou, quando existentes, tratá-las.
 
Estes fatores demonstram que o campo da enfermagem em estomaterapia é amplo, podendo assim seus profissionais atuarem em diversos âmbitos, entre eles:
  • Hospitais;
  • Serviços ambulatoriais;
  • Clínicas e consultórios especializados em estomaterapia;
  • Pesquisa;
  • Educação;
  • Consultoria à fabricantes de itens de enfermagem; e
  • Assistência domiciliar.
Além disso, por ser uma área que vivencia uma escassez por profissionais capacitados, a estomaterapia possui um amplo mercado que possibilita ao enfermeiro estomaterapeuta o empreendimento na área.
 
Uma clínica particular voltada par ao tratamento de feridas é composto por profissionais da saúde com especialização, principalmente, em estomaterapia, logo, o enfermeiro consegue atuar oferecendo ao paciente que busca pelo auxílio clínico todo o apoio em seu tratamento, desde o diagnóstico, até a avaliação, manejo e tratamento das lesões.
 

Conheça a Pós em Enfermagem em Estomaterapia da Pós USCS  

Se você deseja se profissionalizar na área, abrindo possibilidades para empreender na área, a Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências da Universidade Municipal de São Caetano do Sul é a escolha ideal. Aqui você encontra uma formação sólida e completa, que prepara os profissionais para atuarem nesse mercado em ascensão.
 
Sob a coordenação da Professora Geysiane Rocha, o curso de Estomaterapia se destaca por seu conteúdo completo e pela qualidade do corpo docente integrante, todos com ampla experiência na área.
 
A Pós-graduação possui duração de 20 meses e carga horária total de 470h, sendo 150h destinadas ao estágio supervisionado.
Entre alguns destaques da matriz curricular temos:
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Estomias, Fístulas e Drenos;
  • Atividades Práticas - Estomias, Fístulas e Drenos;
  • Feridas;
  • Atividades Práticas – Feridas;
  • Incontinências Urinária e Anal;
  • Atividades Práticas - Incontinências Urinária e Anal;
  • E muito mais…
Se especialize com a Pós em Estomaterapia e seja o profissional que você sempre sonhou. Vem pra USCS!
0800 767 8727 | (11) 2714-5699