É provável que você não saiba o que é estomia, porém, as palavras colostomia e traqueostomia lhe são familiares? Basicamente, as estomias são procedimentos por meio dos quais são feitas aberturas que permitem a comunicação entre um órgão do corpo e o meio externo. A traqueostomia é uma incisão feita na traqueia que é utilizada para facilitar a respiração, e a colostomia é a colocação de uma bolsa coletora no paciente, após algum procedimento cirúrgico que o impeça de evacuar normalmente.
O enfermeiro estomaterapeuta lida diretamente com casos como esses, e sua atuação em um hospital é de extrema importância. Apesar de sua presença ser imprescindível, no Brasil há uma deficiência da presença de estomaterapeutas nos hospitais. Estima-se que existam 400 mil brasileiros com algum tipo de estomia, porém, o acesso dessas pessoas ao suporte especializado é bem precário.
VEJA TAMBÉM:
Cirurgias em que as estomias são necessárias
• Doenças inflamatórias intestinais.
• Diverticulite.
• Câncer colorretal.
• Tumores nas regiões da cabeça, do pescoço, da próstata e da bexiga, entre outras.
Por ser considerada uma deficiência física, desde 2004 pessoas com estomia têm o direito, garantido por lei, de acesso preferencial e de isenção de alguns impostos. Infelizmente, por mais que existam algumas políticas públicas, em algumas regiões do país, há uma escassez de profissionais que atuem nessa especialidade.
O estomaterapeuta é apenas um dos profissionais que acompanharão o quadro do paciente, o qual precisa de uma equipe multidisciplinar para orientá-lo e conduzi-lo a um tratamento adequado e eficaz. Ademais, o acesso a equipamentos como bolsas e cateteres é parte fundamental da reabilitação desse paciente.
Especialização
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece o curso de Pós em Enfermagem em Estomaterapia, que tem o objetivo de capacitar o enfermeiro para assistir, nos aspectos preventivo, terapêutico e de reabilitação, às pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinência anal ou urinária. Saiba mais em: https://bit.ly/35X54wp
Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/colostomia-traqueostomia-e-cia-entenda-a-importancia-delas/?fbclid=IwAR1cDClnZ8fgXp_OGe4fCKrwfwgSXKcVUde5Cg16txjEp4cSte_EVob7cOI