A fisioterapia cardiorrespiratória utiliza-se de técnicas de respiração para reabilitar pacientes com problemas no sistema respiratório. Sua atuação é efetiva na melhora da dinâmica respiratória e na remoção de secreções brônquicas. Todo o trabalho é focado no aperfeiçoamento da função pulmonar.
O fisioterapeuta que atua nessa área não utiliza técnicas invasivas para a realização dos procedimentos. Seus procedimentos são voltados para a prevenção, a reversão ou a minimização de quadros de disfunções pulmonares que podem ser causadas por doenças como pneumonia ou asma, por exemplo.
Processo de reabilitação
Primeiro, o fisioterapeuta avaliará com a equipe multidisciplinar o quadro clínico do paciente, para então definir as estratégias e técnicas que serão utilizadas para a sua reabilitação. Caso o paciente esteja internado, o fisioterapeuta irá auxiliá-lo por meio de técnicas que proporcionem uma melhora da eficiência respiratória ou que diminua a sobrecarga dos músculos dessa região com a intenção de evitar sua falência.
Há também casos em que o paciente passará por uma cirurgia e precisará se submeter a sessões de fisioterapia para prevenir possíveis problemas respiratórios, melhorando seu condicionamento físico e trabalhando para que a capacidade respiratória não seja afetada.
O paciente também pode ser atendido em consultórios. Nesse caso, o foco de tratamento estará voltado para a educação do paciente, o qual, com os exercícios, reduzirá sintomas de doenças respiratórias e ganhará mais qualidade de vida.
Conheça a Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória: https://bit.ly/2WQDjRY