A anemia é classificada como uma deficiência dos níveis de hemoglobina, que é uma espécie de proteína dos glóbulos vermelhos do sangue, que são responsáveis por transportar o oxigênio pelo organismo. Quando existe uma alteração, diferentes tecidos e órgãos do corpo podem sofrer com a falta de oxigenação, e o indivíduo começa a apresentar uma série de sintomas.
VEJA TAMBÉM:
O que é embolia pulmonar?
Pós em Enfermagem do Trabalho e Saúde do Trabalhador
Largar o vício em cigarro é o primeiro passo para desfrutar de uma vida mais saudável
Trabalhar a forma correta de se dar más notícias é importante para os profissionais da saúde
Para o tratamento da anemia, o médico pode indicar uma suplementação de ferro ou de vitaminas do complexo B, e, em casos mais graves, pode ser necessário um transplante de medula óssea. O quadro de anemia não é considerado uma doença em si, já que, em geral, aparece em consequência de outra enfermidade ou de uma deficiência nutricional.
Sintomas da anemia
● Cansaço.
● Falta de apetite.
● Palidez da pele e das mucosas.
● Tontura.
● Falta de ar.
● Dor de cabeça.
● Dor no peito.
● Vontade de comer coisas incomuns, como gelo, por exemplo.
Os tipos mais comuns de anemia são: a falciforme, a hemolítica, a aplástica, a megaloblástica, a perniciosa, a ferropriva e aquela classificada por deficiência de vitamina B12 e ácido fólico.
Há fatores que podem influenciar no desenvolvimento da anemia, como hereditariedade, fase de crescimento (no caso de crianças e adolescentes), gestação, mulheres com fluxo menstrual intenso, doenças crônicas ou autoimunes, dietas restritivas e idade avançada.
Geralmente, a anemia é diagnosticada por meio de um simples exame de sangue, porém, o hematologista também pode ajudar não só na identificação, como também na descoberta de qual é o tipo de anemia que o paciente tem.
Pós-graduação em Hemoterapia e Hematologia
A Pós-Graduação em Hematologia e Hemoterapia capacita o profissional na atuação em laboratórios no setor de Hematologia e Imuno-Hematologia, em Bancos de Sangue e em Serviços de Hemoterapia, inserindo-se em todo setor do ciclo do sangue, podendo assumir a responsabilidade técnica de acordo com o conselho de classe de cada profissão.
A cada dia, o mercado de trabalho exige profissionais capacitados para as diversas atuações em hematologia, para o diagnóstico inicial e diferencial das doenças relacionadas ao sangue, como as diversas anemias, onco-hematologias, púrpuras, coagulopatias e trombofilias.
O mercado também busca profissionais capacitados para atuar nos Bancos de Sangue, em diversos setores do ciclo do sangue, tornando-se, assim, um mercado promissor para o profissional mais bem qualificado.
Saiba mais sobre a Pós em Hemoterapia e Hematologia: https://bit.ly/3z8Yv8t