Na busca por um novo emprego, muitas pessoas capricham no currículo com modelos inovadores, mas se esquecem de uma peça-chave que pode fazer a diferença em uma seleção: a carta de apresentação. O documento pode ajudar o candidato a conquistar o tão desejado cargo e se destacar no mercado de trabalho. Confira algumas dicas para montar uma boa carta e saia na frente:
Prenda a atenção do recrutador
A primeira linha da carta deve impressionar o recrutador. Ela deve conter informações que destaquem o perfil profissional do candidato, sendo diferencial entre as demais, como por exemplo: Sou formado em administração de empresas com MBA em Gestão de Projetos (instituição de ensino), experiência de 6 anos na área, com inglês fluente. Procuro por novas experiências, desafios e acredito que posso colaborar positivamente para sua empresa.
Fale sobre suas experiências
Após chamar a atenção do recrutador, escreva sobre suas experiências profissionais. Veja no exemplo:
Minha última experiência foi na empresa (nome da empresa), onde atuei como analista e conquistei 3 promoções, sendo que o meu último cargo foi como gestor. Anteriormente, trabalhei na (nome da empresa), como auxiliar e entre as minhas funções destacam-se:
Continue o texto com evidências, das quais o recrutador possa considerá-lo para a vaga. Não mencione uma única característica que não seja positiva ou que não esteja relacionado com a vaga que pretende ocupar.
Destaque os pontos fortes
Ressalte os pontos fortes descritos no seu currículo e os inclua na carta de apresentação. Conclua solicitando ao recrutador que entre em contato para uma entrevista. Exemplo:
Estou à disposição para uma entrevista para que possa expor, com mais detalhes, minhas competências, habilidades e experiências.
Uma boa carta de apresentação deve
- Ser direta;
- Ressaltar os pontos fortes e omitir os pontos fracos do perfil do profissional;
- Conter apenas uma página.