Como gerenciar uma Clínica de Estética de forma estratégica?

Como gerenciar uma Clínica de Estética de forma estratégica?

image


A área da estética abrange um setor comercial extremamente competitivo, logo, para profissionais que desejam empreender na área, o planejamento estratégico é imprescindível para que, assim, a Clínica de Estética mantenha um ritmo de crescimento saudável.
 
Quando não há um plano estratégico delimitado para o gerenciamento de uma Clínica de Estética, a mesma pode acabar perdendo oportunidades de mercado e, até mesmo, vir a enfrentar dificuldades financeiras. Logo, ao gerenciar uma Clínica de Estética de forma estratégica, passa a ser possível estabelecer metas claras, além de otimizar o trabalho para atingir maiores objetivos.
 
Continue a leitura e descubra como gerenciar Clínicas de Estética para obter maior visibilidade e lucro.
 
LEIA TAMBÉM:

Grandes empresas investem para estarem ativas no mercado da estética

O mercado global de medicina estética foi avaliado em US$ 127,1 bilhões, no ano de 2023, com uma estimativa de R$ 713 bilhões. Tal dado foi levantado pela Grand View Research, que igualmente projetou uma taxa de crescimento anual composta para o mercado da estética de 14,9% até 2030.
 
O Brasil passou a ocupar a terceira posição no ranking mundial de estética, perdendo apenas para os Estados Unidos, em primeiro lugar, e para a China, que ocupa a segunda posição. De acordo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), foi apontado que o mercado brasileiro movimentou cerca de R$ 47,5 bilhões, em 2020.
 
Com o alto crescimento deste setor, inúmeras empresas começaram a investir no mercado da estética; entre elas, a grande farmacêutica, Cimed, que em 2023 adentrou neste mercado com o investimento de R$ 50 milhões ao lançar a marca Milimetric Pro, que visa oferecer preenchedores injetáveis à base de ácido hialurônico.
 
A farmacêutica também possui planos de, futuramente, incluir bioestimuladores de colágeno, fios de PDO e toxina botulínica. Entretanto, estes produtos são de uso exclusivo de profissionais de saúde habilitados, tais como médicos, dentistas, biomédicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e esteticistas especializados.
 
Tais dados demonstram o crescimento do mercado da estética na atualidade, bem como aponta para um crescimento futuro ainda maior. Para isso, é imprescindível que, ao empreender na área, com a abertura de uma Clínica de Estética, haja um planejamento estratégico para que o empreendedor melhor se consolide no mercado da estética.
 

Como gerenciar uma Clínica de Estética de forma estratégica?

O primeiro passo para gerenciar uma Clínica de Estética de forma estratégica é apostar em um planejamento estratégico pois, assim, será possível definir os melhores caminhos a serem tomados para conquistar os objetivos profissionais. É por meio do planejamento que será possível estabelecer metas, analisar cenários e listar ações para melhor aproveitar as oportunidades deste mercado que está aquecido.
 
O planejamento estratégico consiste na elaboração de informações fundamentais, tais como a delimitação da missão, visão e valores da Clínica, para, deste modo, estabelecer as metas e traçar os planos de ação para conquistar os objetivos. Em seguida, é importante analisar os resultados da Clínica, realizando uma análise quantitativa com dados externos. Após a realização do planejamento estratégico, esta etapa se torna mais fácil.
 
Outro ponto de atenção para que a Clínica de Estética cresça e conte com as melhores oportunidades do mercado, é o investimento em marketing, que será o grande diferencial no atual cenário competitivo. É por meio das estratégias de marketing que novas pessoas serão atraídas para a Clínica, por isso, é importante divulgar os procedimentos realizados, especialidades atendidas pela Clínica, resultados obtidos e qualificações.
 

Estratégias para ampliar o crescimento de Clínicas de Estética

A área da estética é ampla e permite a possibilidade de atuação em diferentes segmentos, tais como salões de beleza, clínicas especializadas, manicure e pedicure, spas e consultorias. Ainda, dentro desta área, é possível explorar ainda mais as possibilidades ao apostar na incorporação de procedimentos de áreas variadas dentro da estética, como por exemplo procedimentos corporais, faciais e capilares. E dentro de cada nicho de atuação, há também a possibilidade de oferecer procedimentos diversos. Conheça algumas das possibilidades:
  • Estética facial: Limpeza de pele, peelings, procedimentos a laser e botox;
  • Estética corporal: Criolipólise, Lipo HD e drenagens;
  • Estética capilar: Tratamentos especializados para a redução de queda de cabelo, tricologia e visagismo.
Apostar em integrar diversos setores da estética em uma Clínica possibilitam o aumento das receitas, bem como atrai mais clientes para o estabelecimento.
 
Outra estratégia que auxilia a ampliar o crescimento e visibilidade de Clínicas de Estética é o investimento na qualificação da equipe multidisciplinar. Uma equipe bem instruída consegue oferecer maior segurança aos clientes, garantindo que os procedimentos serão realizados de maneira adequada para, assim, gerar lucros para o estabelecimento sem colocar a saúde dos pacientes em risco.
 

Seja um especialista em Estética

Se você deseja se tornar um especialista qualificado em Estética, com as habilidades necessárias para atender um mercado em constante expansão, os cursos de especialização desenvolvidos pelo Núcleo de Estética da Universidade Municipal de São Caetano do Sul são a escolha ideal.
 
Integre seus conhecimentos em estética e adentre em um mercado aquecido com o Núcleo de Estética da Pós USCS. Aqui, você conta com um ensino intensivo nos procedimentos mais buscados no mercado estético da atualidade, além de desenvolver habilidades em avaliação e prática aplicável em pacientes reais, fornecendo a segurança e confiança necessária para atuar na área.
 
Nossa Clínica de Estética Avançada possui uma infraestrutura altamente tecnológica, composta por equipamentos modernos e atualizados, onde desenvolvemos o ambiente de aprendizado ideal para que nossos alunos aprendam na prática com o que há de melhor e mais novo na área, podendo realizar desde procedimentos mais simples até os mais complexos. 
 
Sob a coordenação do renomado especialista Rodrigo Fabrizzio, o Núcleo conta com um corpo docente formado pelos melhores profissionais, todos atuantes no mercado e atualizados nas últimas tendências e avanços da área. Não deixe de conferir os cursos do Núcleo de Estética da Pós USCS e venha aprender com os melhores profissionais da área!
0800 767 8727 | (11) 2714-5699