Conheça a depressão e tratamento

Conheça a depressão e tratamento

image

Mudanças de humor, sentimento de dor, amargura, tristeza, desencanto, desesperança, baixo autoestima, são algumas dos sintomas da depressão, essa doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que gera uma mudança do humor e um sentimento de culpa, assim causando distúrbios no sono e no apetite.
 

É fundamental diferenciar a tristeza patológica daquela transitória causada por acontecimentos desagradáveis e difíceis, mas que pertencem à vida de todas as pessoas, como a morte de pessoas próximas, ser demitido do emprego, os problemas amorosos, as brigas familiares, os problemas econômicos e muitas outras coisas.
 

Com tudo isso, as pessoas que não tem depressão sofrem, ficam tristes, mas normalmente encontram uma forma de superar o sentimento.
 

Quando a pessoa está com depressão, a tristeza não passa, mesmo que não tenha um motivo aparente. O humor fica deprimido quase o tempo todo, por dias e dias, e a pessoa acaba perdendo o interesse pelas atividades que antes lhe davam satisfação e prazer.
 

A depressão é uma doença incapacitante que afeta mais ou menos 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Os quadros podem variar de grau e tempo e podem ser classificados em três diferentes graus: leves, moderados e graves.
 

Tratamento

Após uma avaliação realizada por um profissional habilitado, no caso da presença de alguns dos sintomas já citados, vale ressaltar que os tipos de tratamento são diversificados, sendo aplicados de acordo com a situação clínica.
Segundo a Revista de Psiquiatria Brasileira, “a terapia deve abranger todos esses pontos e utilizar a psicoterapia, mudanças no estilo de vida e a terapia farmacológica. Apesar de o enfoque desta revisão se concentrar na psicofarmaterapia, deve-se mencionar que não se trata depressão de forma abstrata, mas sim pacientes deprimidos, contextualizados em seus meios sociais e culturais e compreendidos nas suas dimensões biológicas e psicológicas”.

 

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699