Você sabia que existem normas de cuidados com a higiene dentro do ambiente de trabalho que são essenciais? Bem, é fato que o trabalhador, durante o exercício de suas funções, fica vulnerável a uma série de fatores que podem desencadear doenças e até desconfortos. Nesse caso, o Engenheiro de Segurança do Trabalho precisa estar atento às normas e garantir que o ambiente profissional físico seja seguro e confortável, para que o trabalhador tenha sua saúde física e mental assegurada.
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Cuidados de higiene necessários para as empresas
● É preciso manter o ambiente de trabalho o mais arejado possível; as janelas precisam ficar abertas sempre que possível, o que diminui o risco de contaminação por vírus.
● O empregador deve garantir boas iluminação e temperatura no ambiente para que o trabalhador possa exercer suas funções com conforto.
● É obrigatório ter princípios de ergonomia dentro do escritório.
● Trabalhadores que manuseiam alimentos ou exercem atividades diretamente ligadas à saúde devem utilizar toucas, redes e luvas.
● Incentive os funcionários a realizar consultas médicas regulares.
● O incentivo para que os funcionários sempre lavem as mãos é essencial para evitar a disseminação de doenças.
● Os funcionários devem sempre se preocupar com os tipos de roupas e penteados que utilizam, e até com a higiene das unhas.
Esse trabalho de manutenção da higiene é realizado por todos da empresa, porém, o Engenheiro de Segurança do Trabalho exerce um papel importantíssimo de acompanhamento.
Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
No curso de Engenharia de Segurança do Trabalho serão estudadas as exigências legais e normativas aplicáveis a empresas de diversos setores; a higiene ocupacional e as técnicas para gerenciamento de riscos, instruindo o egresso para que possa assessorar desde a concepção do projeto até a operação, com métodos e técnicas para prevenir acidentes do trabalho e doenças profissionais, por meio da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes), e da adoção de técnicas e programas, incluindo temas relativos a ventilação, níveis de iluminação, radiações ionizantes, sobrecarga térmica, altas e baixas temperaturas, conforto térmico, ruídos, vibrações, agentes químicos, ergonomia e participação da gestão de meio ambiente, tendo em vista a sustentabilidade organizacional.
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