Vigilância Sanitária no Brasil: qual a importância da especialização para a área de alimentos?

Vigilância Sanitária no Brasil: qual a importância da especialização para a área de alimentos?

image


A qualidade de alimentos se insere em um contexto onde há a necessidade de se garantir a segurança alimentar e prevenir riscos à saúde pública, em especial ao considerar que uma das principais maneiras de contaminação e transmissão de doenças tende a advir do consumo de alimentos impróprios.
 
Para sanar tais questões, há uma série de órgãos reguladores que se responsabilizam pela fiscalização, controle e intervenção de estabelecimentos alimentícios, sendo a Vigilância Sanitária uma das áreas responsáveis por tais ações.
 
Continue a leitura para entender a importância da vigilância sanitária na garantia da qualidade de alimentos.
 
LEIA TAMBÉM:

Como funciona a atuação da Vigilância Sanitária na área de alimentos no Brasil?

A Vigilância Sanitária está diretamente vinculada Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto a inspeção e controle de produtos de origem animal e vegetal estão sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
Portanto, quando atrelada à área de alimentos, seu principal objetivo é assegurar a proteção e promoção das boas práticas no processo de produção e manipulação de riscos à saúde do consumidor, promovendo intervenções e evitando riscos decorrentes da produção e uso de produtos e serviços sujeitos à fiscalização.
 
Logo, a Vigilância Sanitária atua assegurando que a propagação de doenças através da manipulação inadequada de alimentos seja evitada, reforçando o papel do vigilante sanitário no desenvolvimento da regulamentação de questões que envolvam a produção, distribuição e comercialização de produtos alimentícios.
 

Quais são os principais desafios e demandas da área de alimentos na Vigilância Sanitária?

A prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), advindas de bactérias, vírus e parasitas de todas as ordens, é uma das principais atribuições do vigilante sanitário que atua na área de alimentos. Entretanto, para assegurar a Qualidade de Alimentos, os profissionais de Vigilância Sanitária ainda enfrentam muitos desafios, como:
 
1. Falta de fiscalização adequada
O Brasil, por ser um grande produtor e distribuidor de alimentos, enfrenta grandes dificuldades em todas as etapas do processo de fiscalização alimentícia. Muitas vezes, essa fiscalização não consegue acompanhar a velocidade do mercado, ocasionando em falhas na detecção de irregularidades sanitárias e, por isso, a presença de agentes sanitários bem treinados se faz fundamental para a minimização de riscos.
 
2. Contaminação em alimentos
Esta pode ocorrer em diferentes etapas da cadeia produtiva, desde o cultivo e processamento até o armazenamento e transporte, sendo reflexo de problemas estruturais, tais como o uso inadequado de agrotóxicos, falta de higiene em estabelecimentos ou, até mesmo, o acondicionamento incorreto dos alimentos. Assim, a fiscalização em restaurantes e estabelecimentos comerciais se torna fundamental para que agravos à saúde pública sejam evitados.
 
3. Educação e conscientização populacional
A falta de conhecimento dos consumidores acerca da segurança alimentar tende a ser um dos grandes problemas enfrentados pela vigilância sanitária ao assegurar a qualidade dos alimentos. Muitas pessoas ainda não sabem identificar alimentos impróprios para consumo ou, se quer, estão cientes dos riscos destes à saúde, portanto, é função dos profissionais da área da saúde e vigilância sanitária educarem a população sobre práticas seguras e adequadas de manipulação e armazenamento de alimentos.
 

Como uma pós-graduação em Vigilância Sanitária pode alavancar sua carreira?

Por ser um instrumento fundamental para a promoção da saúde coletiva, vigilantes sanitários especializados são altamente procurados no mercado de trabalho. Ao prevenir doenças e garantir a qualidade de alimentos e serviços, o profissional possui um papel imprescindível ao se responsabilizar por assegurar que a população desfrute de padrões elevados de bem-estar e segurança.
 
Com uma pós-graduação em Vigilância Sanitária, o profissional consegue aprofundar seu conhecimento nesse segmento, podendo voltar sua atuação para o controle de qualidade de alimentos. Considerando a crescente exigência por normas de segurança e qualidade, profissionais capacitados encontram diversas oportunidades em indústrias alimentícias, órgãos reguladores e laboratórios de inspeção sanitária, reforçando a ampla gama de possibilidades de atuação deste especialista no mercado de trabalho.
 

Se aprofunde em Vigilância Sanitária e qualidade de alimentos!

Frente aos desafios e avanços da Vigilância Sanitária no Brasil, a qualificação profissional através da educação continuada tornou-se imprescindível para quem deseja atuar no setor com maior eficácia. O mercado carece de especialistas com capacitação para garantir as boas práticas da produção, fiscalização e comercialização de alimentos seguros.
 
Desta forma, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul idealizou a Pós-graduação EAD em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos - uma especialização ideal para quem deseja se tornar especialista em segurança alimentar e fiscalização sanitária. O curso é 100% remoto, aprovado pelo MEC e oferece uma formação completa, com duração mínima de 6 meses, para profissionais que atuam na área da saúde e engenharia de alimentos.
 
Em 360 horas de carga total de aulas, no curso de Vigilância Sanitária você se aprofunda em conhecimentos técnicos de grande relevância para a área, tais como legislações vigentes, segurança alimentar e controle de qualidade, rotulagem de alimentos e muito mais!
 
Se destaque no mercado com a especialização em Vigilância Sanitária e se torne referência em Qualidade de Alimentos com a Pós USCS. Aqui, você consegue atingir todos os seus objetivos profissionais e ir além na sua profissão.
(11) 2714-5699