
Enquanto especialidade da arquitetura, a Arquitetura Humanizada tem como principal objetivo colocar os seres humanos enquanto foco central no processo de desenvolvimento de projetos que sejam individualizados e personalizados, considerando as necessidades do cliente e dos futuros habitantes do espaço, tais como necessidades, emoções, percepções e sensações.
Ao colocar o indivíduo no centro do design, a Arquitetura Humanizada consegue atuar desenvolvendo ambientes mais sustentáveis e acolhedores, visando promover o bem-estar humano, além de minimizar o impacto ambiental.
Continue a leitura para saber como essa área de especialização se conecta com a Engenharia Civil.
LEIA TAMBÉM:
- Pós-graduação em Arquitetura Humanizada: Como é o curso?
- Arquitetura Humanizada: Projetando para todos os padrões e necessidades
- Arquitetura e Desenho Universal: Criando Espaços Acessíveis e Inclusivos
- Desenho Universal: adaptando espaços para a diversidade
- Arquitetura Acessível: Como Profissionais podem Transformar Espaços Inclusivos para Todos
Por que engenheiros devem olhar para a arquitetura humanizada?
Com o passar dos anos, aumenta a busca e a necessidade por ambientes sustentáveis e mais acolhedores, tornando a Arquitetura Humanizada uma especialização essencial para a valorização da qualidade de vida e da preservação do planeta, sendo esta a grande responsável por conceber espaços que promovam o equilíbrio entre as necessidades humanas e valorização do meio ambiente.
Durante o processo de desenvolvimento de um espaço, é correto afirmar que a engenharia busca atender as necessidades humanas básicas, como oferecer abrigo e segurança, pautando-se, principalmente, na usabilidade. Por outro lado, a arquitetura tem como foco atender outras necessidades, mais intrínsecas ao ser humano, considerando o aspecto funcional, que suscite sensações como prazer estético, pertencimento, bem-estar e acolhimento.
Desta forma, projetos que consideram as pessoas e suas determinadas características individuais, tais como idade, habilidades e necessidades, sem que haja a futura necessidade de adaptação do ambiente, são fundamentais, não apenas para arquitetos, mas também para profissionais de áreas correlatas à arquitetura, tais como engenheiros, e que buscam aguçar o olhar para a humanização dos projetos realizados.
A importância de uma especialização em arquitetura
O engenheiro, ao realizar uma especialização na área da arquitetura, consegue ampliar seu escopo de prática profissional, podendo atuar com maior integridade em áreas como construção civil, planejamento urbano e, até mesmo, podendo desenvolver trabalhos que considerem a sustentabilidade.
Na construção civil, o engenheiro especializado pode desenvolver projetos arquitetônicos, além de atuar diretamente na engenharia estrutural. Já ao integrar o setor de planejamento urbano, este profissional se habilita para desenvolver projetos de urbanismo, paisagismo e voltados para a arquitetura de interiores.
Entretanto, para desenvolver com maior maestria projetos completos, que consideram a sustentabilidade, uma especialização em Arquitetura Humanizada é a escolha ideal de educação continuada pois, além de tutelar sobre a feitura de projetos arquitetônicos e edificações sustentáveis, com baixo impacto ambiental, consegue contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas que priorizam a qualidade de vida, acessibilidade e autonomia dos futuros transeuntes do espaço.
Além disso, em uma pós-graduação em Arquitetura Humanizada, o engenheiro também adquire competências únicas voltadas para o conhecimento técnico de desenvolvimento de projetos que, além de serem esteticamente atraentes, também criem conexões emocionais com os usuários, através de estímulos sensoriais pautados na neuroarquitetura.
Profissionais mais completos e preparados para o futuro
Com o aumento da conscientização sobre a acessibilidade e a sustentabilidade suscitado por aspectos sociais globais, como as mudanças climáticas e expansão tecnológica midiática, aumenta, também, a necessidade por espaços que considerem integrações entre a acessibilidade, sustentabilidade e estética, tornando o arquiteto humanista cada vez mais procurado no mercado de trabalho.
Tanto o mercado da arquitetura, quanto o mercado da engenharia civil, se encontram em constante mudança, demandando de seus profissionais preparo e estudo contínuo para que melhor atendam as inovações do setor. Para isso, é preciso estar preparado - e uma especialização no setor, como a ofertada pela Pós USCS, consegue suprir o conhecimento técnico que falta para que os profissionais consigam atuar no mercado com assertividade e eficácia.
Como a Arquitetura Humanizada da Pós USCS impacta na prática profissional
Por ser a primeira especialização do país a se propor a atualizar profissionais de diversos setores para uma atuação completa na área da arquitetura, a Pós-graduação em Arquitetura Humanizada, Acessibilidade e Ambientes Sustentáveis, idealizada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, promove uma educação para que os especialistas saiam preparados para atuarem na construção de um futuro mais saudável e sustentável.
O curso de Arquitetura Humanizada atende a modalidade com aulas ao vivo, sendo 100% online, e tem duração de 18 meses. Em uma carga completa de 360 horas, as aulas serão ministradas um final de semana por mês, das 8h às 16h. Nesta especialização, os alunos irão adquirir habilidades e competências amplas em todas as ciências complementares da arquitetura, visando tornar seus trabalhos mais assertivos.
Confira os maiores destaques da matriz curricular:
- Desenho Universal;
- Acessibilidade inteligente;
- Sustentabilidade no ambiente construído;
- Paisagismo e Design Biofílico.
Com a Pós em Arquitetura Humanizada você se habilita para projetar ambientes mais sustentáveis e acessíveis, transformando sua atuação na engenharia e tornando-a mais íntegra.
Aprenda gratuitamente sobre Arquitetura Biofílica
Acesse gratuitamente um curso online idealizado pela nossa universidade e conheça a qualidade educacional ofertada pelos docentes da Pós em Arquitetura Humanizada!
O curso ‘Reimaginando a Arquitetura Paisagista’ aborda, em apenas cinco aulas, um conteúdo completo e de extrema relevância sobre a arquitetura biofílica, que compreende a afinidade inata existente entre seres humanos e natureza. Ministrado pelo mestre Benedito Abbud, neste material gratuito e online, você será guiado a reimaginar a arquitetura paisagista. Ao final, receba um certificado de conclusão.