A dor física pode ser resultado de algo que está afetando nosso estado emocional. Tudo que nos afeta emocionalmente pode desencadear sintomas fisiológicos, sejam quadros de ansiedade, depressão e até estresse.
Isso acontece porque nosso corpo e nossa mente estão ligados, e tudo que acontece e nos afeta emocionalmentetambém interfere no funcionamento do nosso organismo.
Como o nosso estado emocional pode afetar o nosso organismo?
No caso do estresse, nossa musculatura fica tensa, e podemos sentir dores específicas. Além disso, o estresse aumenta o cortisol no sangue e aumenta a frequência cardíaca, todo o processo inflamatório está ligado a fatores emocionais e má postura.
A coluna, com toda a certeza, é a parte mais prejudicada por um processo de estresse. Isso acontece devido ao fato da nossa coluna ser responsável pela sustentação do nosso corpo, por isso, todo o peso das situações emocionais acaba sobrecarregando essa parte.
Todo e qualquer fator pode desencadear em nós um quadro de desgaste emocional, seja o trabalho, família, faculdade e até a perda de entes queridos. Por isso, quando descartada as possibilidades de doenças físicas, procurar a ajuda de um profissional da área da psicologia é essencial.
Sintomas físicos que podem indicar desgaste emocional:
• Dor de cabeça;
• Dor no pescoço ou nuca;
• Dor nos ombros;
• Dor nas costas;
• Dor na lombar;
• Dor nas Mãos;
• Dor nas articulações;
• Dor de estômago;
• Dor muscular;
• Dor nos quadris;
• Dor nos joelhos.
A Profa Alzira Cristina docente do curso de especialização em Constelação Familiar - Método de Bert Hellinger Psicologia Sistêmica nos explicou o porquê do estresse nos causar sintomas fisiológicos. “Corpo e mente não são separados, somos seres bio-psico-social e espiritual, portanto se um desses não estiver devidamente cuidado, podemos sim adoecer. Na relação mente e corpo, os distúrbios emocionais podem promover sensações físicas desagradáveis, o que chamamos de somatização. Muitas pesquisas são feitas sobre a relação dos sintomas físicos com os emocionais”.
Alzira ainda citou sintomas comuns que podem indicar o estresse “A gastrite normalmente indica que a pessoa não conseguiu expressar sua opinião, e “engoliu” os sentimentos transformando-o em dores estomacais; A dor de garganta pode indicar que a pessoa sentiu vontade de falar algo e não conseguiu; E as dores no joelho indicam dificuldades em precisar e pedir algo para o outro. Esses são sintomas conhecidos mais popularmente, sabe-se por exemplo, que o câncer pode se desenvolver por acumulo de mágoas”.
“O estresse é uma consequência e somatória de diversos sintomas emocionais como ansiedade, medos e angustias, que provem de dificuldades do cotidiano como preocupações, acumulo de responsabilidades, falta de esperança e etc. O alto nível de estresse pode levar a sintomas como dores físicas, insônia, depressão, entre outras” explica Alzira.