Recentemente, a cantora Anitta anunciou uma pequena pausa em seus compromissos profissionais em decorrência de problemas de saúde. A artista afirmou que está sofrendo de “estafa”. Mas, afinal, o que é isso? Muitos são os sintomas da estafa, entre eles, desânimo constante e dores no corpo sem motivo aparente.
Esse quadro pode ser caracterizado por esgotamento emocional ou físico e atinge crianças, adultos e idosos. Seu aparecimento pode comprometer diretamente o desempenho escolar ou profissional do indivíduo, tornando atividades que antes eram prazerosas em meras obrigações, que em pouco tempo começam a ser desgastantes. Ocasiona prejuízos em vários campos da vida de quem sofre com a doença.
VEJA TAMBÉM:
Quando é preciso procurar ajuda de um psicólogo?
Quais são os sintomas físicos da depressão?
Acupuntura e ansiedade
O autoconhecimento pode ser o caminho para a prevenção ao suicídio
A estafa altera completamente o funcionamento do organismo e influencia no aparecimento de outras doenças, como gastrite e ansiedade. Em alguns casos, são prescritos medicamentos para que o paciente consiga seguir com suas atividades normalmente, porém, avaliam-se a rotina e o comportamento da pessoa, para determinar possíveis causas e os tratamentos mais indicados.
Fadiga
A estafa periférica tem como principais características dores musculares e cansaço físico excessivo. Geralmente, no processo de tratamento desse quadro, os especialistas indicam mudanças na rotina e na alimentação – pequenos ajustes que podem fazer toda a diferença. Quando a fadiga não é tratada corretamente, acarreta prejuízos físicos e leva a pessoa a sofrer com diarreia, anemia e até queda de cabelo.
Estafa mental
A estafa mental é a mais perigosa, já que, no desenrolar da doença, o paciente pode sofrer sintomas físicos concomitantes. A tensão acumulada e o excesso de responsabilidades aumentam as chances de desenvolvimento do quadro. É muito comum, em casos mais graves, que a pessoa sofra com insônia, irritabilidade, desânimo, angústia e tristeza profunda.
Sintomas da estafa mental e física:
• palpitação;
• falha de memória;
• irritabilidade;
• tristeza e angústia;
• má-digestão;
• diminuição da libido;
• baixa imunidade;
• dores pelo corpo;
• apatia;
• distensão muscular.
Tratamento
O relaxamento é uma ferramenta poderosíssima para curar a estafa, já que é preciso desacelerar a rotina. As pessoas que estão enfrentando esse quadro precisam aprender a aproveitar os momentos de lazer e enfrentar o desânimo, passo significativo para a cura. Além disso, muitos podem procurar a psicologia como apoio emocional para enfrentar esse desafio; suas subáreas podem ajudar no tratamento de várias doenças e proporcionar qualidade de vida para as pessoas.
Conheça nossos cursos de Pós-Graduação em Psicologia: https://bit.ly/2FlcG0N