Uma empresa que deseja aplicar uma transição para voltar suas práticas para obter um crescimento sustentável deve contar com um plano estratégico claro e eficaz. Na estratégia de sustentabilidade os gestores contam com um planejamento de longo prazo visando equilibrar e alinhar as atividades comerciais da empresa com as metas de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Continue a leitura e acesse um guia-prático de como desenvolver um crescimento sustentável na sua empresa!
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Planejamento Estratégico: A base para o crescimento sustentável nas empresas
O crescimento sustentável se trata de um modelo voltado para a expansão, que considera a capacidade operacional, bem-estar dos colaboradores, satisfação do cliente e uma gestão eficiente. Para ser sustentável, é necessário o desenvolvimento de um ecossistema empresarial em que cada parte esteja devidamente alinhada com os objetivos da organização.
É comum que o crescimento sustentável seja o objetivo máximo de uma empresa pois muitos gestores buscam não apenas expandir seus lucros, mas concluir esse aumento de maneira equilibrada para garantir e assegurar a saúde financeira e estabilidade da empresa a longo prazo.
Como promover o crescimento sustentável da minha marca ou empresa?
Apesar de o crescimento sustentável ser o maior objetivo da maioria das empresas, um dos maiores desafios enfrentados por gestores e líderes no atual cenário de negócios, que está cada vez mais competitivo e dinâmico, exigindo soluções rápidas e eficazes, é justamente o de planejar o crescimento da empresa pautando-se na sustentabilidade a longo prazo.
Entretanto, para garantir que a empresa realmente encontre um crescimento estável e consistente, o gestor precisa aplicar uma abordagem estratégica sólida, pautada em dados e planejamentos. Confira algumas dicas de como promover o crescimento sustentável em uma empresa:
1. Definição de metas claras
Para obter um bom planejamento estratégico eficaz, é necessário, primeiro, definir metas claras e específicas, que sejam realmente atingíveis e relevantes, com prazos bem delimitados para suas implementações. Com uma definição clara das metas é possível oferecer transparência para os colaboradores da empresa, assegurando a equipe sobre suas devidas funções e possibilitando que o progresso seja monitorado e medido.
2. Monitoramento e avaliação do progresso
Os Indicadores-chave de Desempenho, popularmente conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), são fundamentais para o monitoramento do andamento do planejamento estratégico a ser aplicado pois possibilitam que o progresso das ações implementadas sejam medidos, possibilitando que a estratégia seja ajustada conforme demanda. Dentre os KPIs mais comuns estão o de crescimento de receita, retorno sobre investimento (ROI), taxa de conversão de leads e nível de satisfação do cliente.
Além disso, é muito importante que o gestor acompanhe as tendências do mercado pois o mundo dos negócios está em constante mudança, logo, para garantir que a empresa siga acompanhando o mercado, o líder deve sempre se manter atualizado, monitorando e avaliando seus concorrentes.
3. Tomada de decisão baseada em dados
É importante que a tomada de decisões estratégicas sejam baseadas em dados para evitar riscos que possam prejudicar o crescimento da empresa. Logo, para garantir que as ações tomadas estejam de fato alinhadas com os objetivos e metas do negócio, é necessário investir em análise de dados preciso e detalhadas.
4. Investimento em desenvolvimento e inovação
Para obter um crescimento sustentável, a empresa deve se manter sempre em evolução, para isso, é necessário que os gestores invistam em inovação e tecnologia, tanto em produtos e serviços, quanto em processos internos. A inovação colabora para que a empresa acabe se destacando no mercado de trabalho e ofereça soluções assertivas e que atendam às necessidades dos clientes.
Além disso, o gestor deve investir, também, em capacitações, para assegurar que a equipe toda esteja em constante desenvolvimento e evolução, colaborando para a obtenção de melhores resultados para a companhia. Mas, para isso, o gestor deve ser altamente capacitado, devendo apostar em uma especialização para adquirir conhecimentos fundamentais para melhor exercer seu cargo.
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