A Gestão de Processos de negócios, também conhecida como BPM (‘Business Process Management’), é responsável por motivar as mudanças do mercado, em especial por conseguir potencializar os resultados das empresas. É sabido que corporações que utilizam Gestão de Processos tem como principal objetivo melhorar seu desempenho e, tais empresas, tendem a observar uma melhoria na produtividade e melhoria da qualidade de seus produtos e serviços.
Os processos são formados por um aglomerado de atividades executadas com o objetivo de transformar entradas em saídas, visando maior organização. Desta forma, a Gestão de Processos se trata de práticas e metodologias voltadas para organizar a execução de tais atividades, visando a otimização dos recursos utilizados para a obtenção de maiores resultados.
Quer conhecer qual o caminho para obter maior eficiência empresarial? Continue a leitura!
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A importância da Gestão de Processos para a eficiência empresarial
Objetivando organizar as atividades referentes à rotina empresarial, a Gestão de Processos assegura que os recursos mantenham o uso adequado, bem como garantem o bom aproveitamento do tempo da equipe. Desta forma, essa Gestão é extremamente importante e benéfica para a alta eficiência e desempenho empresarial pois auxilia a empresa a se manter em bom funcionamento, tornando-a competitiva para o mercado.
Ao atuar com uma análise constante, a Gestão de Processos consegue identificar possíveis falhas e oportunidades de melhoria de forma ágil e efetiva, tornando, consequentemente, a empresa mais ágil e eficiente, colaborando para o aumento do lucro desta corporação.
Dentre as principais etapas de atuação da Gestão de Processo estão a análise de dados, desenvolvimento de projeto, implementação de tal, monitoramento de resultados e otimização. Através destas etapas, passa a ser possível reduzir custos e distribuir os recursos disponíveis com maior eficácia, garantindo, assim, a padronização das atividades, a manutenção da qualidade, maior agilidade e, até mesmo, melhor comunicação entre a equipe.
Benefícios de uma Gestão de Processos eficiente
São inúmeros os benefícios que uma Gestão de Processos eficiente oferece para as empresas que aderem à metodologia. Dentre as vantagens, o BPM tende a aumentar os níveis de produtividade pois, ao melhorar as definições dos processos, conseguem aumentar a produtividade de forma significativa. Além disso, a Gestão também colabora para que haja maior clareza nos processos, onde todas as pessoas envolvidas no fluxo operacional compreendam com clareza suas atribuições e responsabilidades, colaborando, igualmente, para que a comunicação fique mais clara e ágil.
A corporação, ao aplicar a metodologia da Gestão de Processos, tende a aumentar seus lucros e, consequentemente, aumenta a satisfação de seus consumidores. Tais benefícios tendem a colaborar, também, para a redução de custos, pois ao mapear e entender os processos do negócio, consegue eliminar etapas que exigem custos de manutenção.
Como implementar a Gestão de Processos na sua empresa
Para que a Gestão de Processos seja eficaz, ela deve ser implementada na empresa de forma gradual, obedecendo à ordem das principais etapas a serem aplicadas. Confira as etapas e entenda suas devidas importâncias para o processo de otimização das empresas:
1) Elaboração do Mapa Geral de Processos
A elaboração do Mapa é uma etapa fundamental para que a Gestão de Processos seja eficaz pois permite às empresas a compreensão e o acompanhamento de sua produção, possibilitando a análise de todas as etapas que agregam ou não valor. Neste mapa, é importante haver os limites do processo, bem como a descrição das principais atividades da empresa. Além disso, deve conter, também, o resultado de cada processo e avaliação de cada etapa.
2) Utilização de indicadores de desempenho (KPIs)
Os indicadores de desempenho (KPIs) possibilitam um monitoramento contínuo da empresa, visando a melhoria e otimização do desempenho das atividades. Quando utilizados da maneira adequada, conseguem aumentar o aprendizado, enriquecer as análises e o autoconhecimento da empresa.
3) Aplicação da Melhoria Contínua (Kaizen)
A Melhoria Contínua se refere a um processo cíclico pois sempre há pontos a serem melhorados em uma organização. Logo, essa técnica, também conhecida como Kaizen, tende a sugerir melhorias que envolvam desde os funcionários da empresa, até os gerentes.
4) Desenvolvimento de treinamento de pessoas
Para que a Gestão de Processos funcione da melhor maneira, é importante que a empresa adote uma postura cultural exemplar, logo, é necessário que todos os colaboradores compreendam com profundidade a importância do fluxo de atividades pré-estabelecido. Para isso, é importante apostar no treinamento da equipe, estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo.
5) Integração com a tecnologia
A tecnologia pode ser grande aliada dos processos de otimização em uma corporação uma vez que ferramentas automatizadas tendem a auxiliar na melhoria do tempo de produção, aumentando, assim, o lucro da empresa. Além disso, a tecnologia também facilita a comunicação entre os membros da equipe e, igualmente, entre a empresa e seus clientes.
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