Melasma: Qual o melhor método de tratamento?

Melasma: Qual o melhor método de tratamento?

image


O melasma possui diversas causas, podendo aparecer em razão de fatores genéticos, exposição solar ou, até mesmo, alterações hormonais. Essa condição cutânea se caracteriza por manchas escuras na pele que, frequentemente, surgem na região das bochechas, testa, nariz e região perioral.
 
Apesar de serem benignas e não progredirem para um câncer de pele, é importante manter uma rotina de cuidados para evitá-las. Porém, caso o indivíduo apresente tal condição, é necessário tratá-la pois pode desencadear problemas diversos, tais como o envelhecimento precoce, rugas, afinamento cutâneo e lesões tumorais.
 
Continue a leitura para descobrir como tratar o melasma.
 
LEIA TAMBÉM:

Melasma possui cura?

O melasma é uma doença crônica, isto é, não possui cura e seu tratamento não é definitivo; ainda segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa condição atinge cerca de 35% das mulheres no Brasil, podendo ser considerada uma epidemia.
 
Para seu tratamento, o mais indicado é manter uma combinação de cuidados com o auxílio de procedimentos estéticos, podendo variar estes de pessoa para pessoa. Ao combinar terapias, o paciente consegue evitar o efeito rebote - devendo sempre contar com a ajuda de um profissional especializado em estética.
 

Principais procedimentos para o tratamento do melasma

São diversos os procedimentos estéticos que podem ser realizados visando o tratamento do melasma; entre algumas das tecnologias associadas há a aplicação de exossomos e o PDRN, ambos derivados de células-tronco e que apresentam resultados satisfatórios, além de promover uma recuperação da pele mais acelerada.
 
Outra alternativa muito utilizada no meio da estética e dermatologia são os lasers de baixa intensidade, utilizados em disparos rápidos visando evitar irritações na pele ao promover a redução da pigmentação. Os lasers, ainda, podem ser associados à peelings químicos intencionando potencializar os resultados do tratamento para o melasma, reduzindo as manchas com maior assertividade e velocidade.
 

Dermocosméticos para o clareamento do melasma

Para obter um melhor resultado no clareamento de melasma, especialistas indicam a combinação de procedimentos estéticos com uma rotina de cuidados incluindo dermocosméticos de uso diário.
 
Os dermocosméticos não apenas clareiam manchas, contando com ativos que reduzem a produção de melanina, mas também auxiliam na redução de agressões que os melanócitos sofrem no dia a dia. Dentre estes produtos, há os cremes clareadores, que contém ingredientes como cisteamina, ácido kójico, alfa arbutim e thamidol, responsáveis por inibir a produção de melanina e reduzir, assim, a pigmentação do melasma.
 
Outro produto que em muito auxilia no clareamento do melasma é o retinóide tópico, como por exemplo a tretinoína, que atua na renovação celular da pele, promovendo uma esfoliação suave.
 
Entretanto, o principal para manter uma rotina de cuidados com a pele, visando tanto evitar o melasma, quanto evitar que esta condição se agrave, é contar com o uso rigoroso de protetor solar com amplo espectro e alto fator de proteção.
 

Como se tornar um especialista no tratamento do melasma?

Se você deseja se tornar um especialista qualificado em Estética, com as habilidades necessárias para tratar o melasma, os cursos de especialização desenvolvidos pelo Núcleo de Estética da Universidade Municipal de São Caetano do Sul são a escolha ideal!
 
Integre seus conhecimentos em estética e adentre em um mercado aquecido com o Núcleo de Estética da Pós USCS. Aqui, você conta com um ensino intensivo nos procedimentos mais buscados no mercado estético da atualidade, além de desenvolver habilidades em avaliação e prática aplicável em pacientes reais, fornecendo a segurança e confiança necessária para atuar na área.
 
Nossa Clínica de Estética Avançada possui uma infraestrutura altamente tecnológica, composta por equipamentos modernos e atualizados, onde desenvolvemos o ambiente de aprendizado ideal para que nossos alunos aprendam na prática com o que há de melhor e mais novo na área, podendo realizar desde procedimentos mais simples até os mais complexos. 
 
Sob a coordenação do renomado especialista Rodrigo Fabrizzio, o Núcleo conta com um corpo docente formado pelos melhores profissionais, todos atuantes no mercado e atualizados nas últimas tendências e avanços da área. Não deixe de conferir os cursos do Núcleo de Estética da Pós USCS e venha aprender com os melhores profissionais da área!
0800 767 8727 | (11) 2714-5699