Os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso garantido a um suporte de saúde mental através de teleconsulta psicológica. O serviço será disponibilizado pelo Ministério da Saúde. O investimento é de R$ 2,3 milhões, e os atendimentos serão feitos entre maio e setembro de 2020.
Os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à COVID-19 são os mais afetados por doenças mentais, como depressão, ansiedade, irritabilidade, transtorno de estresse agudo e síndrome de burnout. Desde o começo da pandemia, o ritmo de trabalho dentro dos hospitais está mais acelerado e intenso. Além disso, todos ainda lidam com situações adversas e o alto risco de contaminação.
VEJA TAMBÉM:
Como o Lean pode ajudar os profissionais no combate à Covid-19
USCS é escolhida como um dos centros de pesquisa para testar vacina contra a COVID-19
Após a pandemia, os profissionais da saúde não serão mais os mesmos
A saúde mental do Enfermeiro brasileiro durante o combate a pandemia do coronavírus
Público-alvo
O projeto prevê o atendimento de profissionais de uma diversidade de áreas da saúde, como:
• Nutricionistas
• Fisioterapeutas
• Enfermeiros
• Técnicos de enfermagem
• Médicos
• Fonoaudiólogos.
• Biomédicos
• Farmacêuticos
Em um contexto de pandemia, essa é a primeira vez que essa modalidade de atendimento, a teleconsulta, será utilizada para fornecer suporte aos profissionais da área da saúde.
Como funcionará o atendimento
Através de uma ligação, o profissional irá escolher o melhor horário para ser atendido. Após isso, receberá um link via WhatsApp para responder a uma escala de avaliação e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. É através das respostas do paciente que o terapeuta irá escolher a melhor abordagem de tratamento.
Os profissionais serão avaliados através de técnicas como a psicoeducação, a psicoterapia cognitivo-comportamental e as psicoterapias interpessoais, e, caso necessário, serão encaminhados para o atendimento presencial psiquiátrico e um possível tratamento medicamentoso.
Dado o cenário da pandemia no país, é de extrema importância uma ação como essa. Mais do que nunca, os profissionais de saúde precisam de um suporte psicológico sólido para lidar com as situações adversas e a pressão dentro de seu ambiente de trabalho.
Conheça os cursos de Pós-graduação na área de Psicologia da USCS: https://bit.ly/3000CfD
Fonte:https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46767-ministerio-da-saude-garante-suporte-psicologico-a-profissionais-do-sus