
O Muay Thai, também conhecido como boxe Tailandês, é um esporte originado na Tailândia, com mais de 1000 anos de existência.
O esporte tem é muito popular, na época em que começou teve o apoio do rei da Tailândia, conhecido como Tigre, o mesmo foi um dos maiores lutadores da história do país, e por sua popularidade o treinamento também era ensinado nas escolas, além de ser obrigatórios para os soldados.
Já no Brasil o Muay Thai chegou no ano de 1979.
Em 1980 foi inaugurada a primeira associação e em 1981 foi disputado o primeiro campeonato entre o Rio de Janeiro e o Paraná.
Conhecido como um esporte de combate muito violento, com o uso dos cotovelos, joelhos, golpes com a canela, chutes e também golpes giratórios.
Assim como as demais artes marciais, o muay thai possui técnicas de ataque e defesa. Porém, a “ciência dos oito membros” tem as suas peculiaridades.
O muay thai é uma luta de muito atrito com o oponente.
Porém, os lutadores possuem técnicas específicas que utilizam muito quando lutam contra oponentes de outras artes marciais.
Nessa hora, os lutadores procuram desferir golpes com o cotovelo e com o joelho, procurando tirar vantagem com o uso dessas técnicas. Em função dos movimentos giratórios, os lutadores de muay thai também fortalecem, e muito, os seus músculos abdominais.
Não basta saber atacar – é preciso saber defender-se, e bem. Para tanto, os lutadores de muay thai utilizam os ombros, braços e principalmente as canelas como escudos para bloquear o golpe do adversário.
Os chutes circulares baixos e médios são bloqueados principalmente com a canela. Já os golpes aplicados na parte superior do corpo podem ser defendidos com os ombros e antebraços.
Benefícios:
1. O suadouro garante a queima de muita energia. Dependendo do estágio e do preparo físico, o gasto chega até a 1 500 calorias por aula. Segundo os especialistas, a média de iniciantes fica na casa de 750 calorias por sessão.
2. O coração sai ganhando: os chutes e os socos dilatam os vasos sanguíneos. Daí mais oxigênio e nutrientes passeiam pelo corpo. As câmaras cardíacas, exigidas, ficam fortes.
3. Os músculos também se beneficiam. Mas, diversamente de outros exercícios localizados, o muay thai prepara o corpo de uma forma global. Há um aumento do tônus e da resistência muscular.
4. O treinamento exige bastante da região central do corpo, principalmente do core, grupo de músculos situados no abdômen que dá sustentação à coluna vertebral. O core fortalecido garante uma ótima postura.
5. Os golpes estimulam a amplitude dos movimentos, o que requer um bocado de precisão e elasticidade. A coordenação motora e a flexibilidade são aprimoradas até mesmo nas tarefas do dia a dia.
6. O boxe tailandês traz inúmeros benefícios à saúde mental. Além, de extravasar a tensão, o muay thai ajuda seus praticantes a encarar os desafios. As aulas também são ótimas para a socialização.
Os treinos:
1. Pular corda
Os saltos rápidos garantem um alto gasto calórico e turbinam a preparação física do aluno. Em geral, são utilizados como um aquecimento.
2. Correr
O típico exercício aeróbico trabalha os membros inferiores e garante uma boa resistência na hora da luta.
3. Fazer abdominais
O levantamento da cabeça e do tronco tonifica os músculos do core, o que melhora a sustentação da coluna e ajuda a adquirir uma boa postura.
4. Pulos e socos na cama elástica
A rotina de socos aprimora a coordenação motora, enquanto a instabilidade da cama elástica imita a situação da luta.
Muay Thai feminino:
O Muay Thai ganhou o público feminino devido ao fato da modalidade esportiva apresentar um resultado de grande perda calórica por hora/ aula. As aulas são dinâmicas, e utilizam todas as partes do corpo além de treinar socos, cotovelos, chutes e joelhadas.