Neurodidática pode ser a estratégia que irá revolucionar a educação

Neurodidática pode ser a estratégia que irá revolucionar a educação

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A sala de aula, hoje em dia, é um grande desafio para os docentes, pois o perfil dos alunos é completamente diferente. Parece que, o tempo inteiro, os professores precisam disputar a atenção dos alunos com os dispositivos eletrônicos e os assuntos do momento. Para driblar esse desafio, é preciso que os docentes entendam como o cérebro reage durante o processo de aprendizagem, e a neurodidática promete muni-los com um conhecimento mais refinado. 
 
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Neurodidática 
 
 
Graças à neurociência, hoje podemos compreender como o sistema nervoso e os mecanismos cerebrais influenciam na absorção dos conteúdos por parte dos alunos. Sabe-se que o cérebro pode ser ativado de diferentes formas diante de variados estímulos. Dessa forma, podemos entender alguns pontos: 
 
O aprendizado é melhor quando temos interação com outras pessoas.
Aulas experimentais que são aplicadas de forma livre e natural incentivam o desenvolvimento e o aprimoramento de competências. 
 
Através da neurodidática, o professor consegue desenvolver e aplicar novas metodologias que podem ajudar na otimização da aprendizagem dentro da sala de aula. A maior constatação desse campo de estudo é que efetivamente aprendemos quando conseguimos nos envolver com o que está sendo ensinado, por meio de experimentações e atividades manuais. 
 

 

 

 

Fundamentos da neurodidática 
 
O cérebro está sempre em transformação; portanto, ele reage de acordo com a estimulação à qual está sendo exposto, gerando assim novas conexões neurais. 
Os neurônios-espelho funcionam como um grupo de células nervosas que se ativam quando observamos alguém realizando alguma ação. Esse processo nos dá o gatilho para reproduzir comportamentos e também o tato para entender o que acontece com as pessoas ao nosso redor. 
O cérebro também aprende através das emoções; portanto, quando alinhamos as emoções à aprendizagem, os resultados são promissores. 
Quando os cinco sentidos são estimulados, o cérebro aprende melhor o que está sendo ensinado. Assim, conteúdos aplicados de forma multissensorial podem facilitar e qualificar o processo de aprendizagem. 
 
Pós-graduação em Neuroeducação
 
A Pós USCS oferece o curso de Pós-graduação em Neuroeducação, que tem como objetivo apresentar os processos de aprendizagem à luz da neurociência, enfatizando as conexões e as áreas encefálicas responsáveis pelos processos fundamentais de memorização, motivação, linguagem, enfim, as capacidades cognitivas.
 
Quer saber mais sobre a Pós em Neuroeducação? Acesse: https://bit.ly/3CGFJHf
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699