A sala de aula, hoje em dia, é um grande desafio para os docentes, pois o perfil dos alunos é completamente diferente. Parece que, o tempo inteiro, os professores precisam disputar a atenção dos alunos com os dispositivos eletrônicos e os assuntos do momento. Para driblar esse desafio, é preciso que os docentes entendam como o cérebro reage durante o processo de aprendizagem, e a neurodidática promete muni-los com um conhecimento mais refinado.
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Neurodidática
Graças à neurociência, hoje podemos compreender como o sistema nervoso e os mecanismos cerebrais influenciam na absorção dos conteúdos por parte dos alunos. Sabe-se que o cérebro pode ser ativado de diferentes formas diante de variados estímulos. Dessa forma, podemos entender alguns pontos:
● O aprendizado é melhor quando temos interação com outras pessoas.
● Aulas experimentais que são aplicadas de forma livre e natural incentivam o desenvolvimento e o aprimoramento de competências.
Através da neurodidática, o professor consegue desenvolver e aplicar novas metodologias que podem ajudar na otimização da aprendizagem dentro da sala de aula. A maior constatação desse campo de estudo é que efetivamente aprendemos quando conseguimos nos envolver com o que está sendo ensinado, por meio de experimentações e atividades manuais.
Fundamentos da neurodidática
● O cérebro está sempre em transformação; portanto, ele reage de acordo com a estimulação à qual está sendo exposto, gerando assim novas conexões neurais.
● Os neurônios-espelho funcionam como um grupo de células nervosas que se ativam quando observamos alguém realizando alguma ação. Esse processo nos dá o gatilho para reproduzir comportamentos e também o tato para entender o que acontece com as pessoas ao nosso redor.
● O cérebro também aprende através das emoções; portanto, quando alinhamos as emoções à aprendizagem, os resultados são promissores.
● Quando os cinco sentidos são estimulados, o cérebro aprende melhor o que está sendo ensinado. Assim, conteúdos aplicados de forma multissensorial podem facilitar e qualificar o processo de aprendizagem.
Pós-graduação em Neuroeducação
A Pós USCS oferece o curso de Pós-graduação em Neuroeducação, que tem como objetivo apresentar os processos de aprendizagem à luz da neurociência, enfatizando as conexões e as áreas encefálicas responsáveis pelos processos fundamentais de memorização, motivação, linguagem, enfim, as capacidades cognitivas.
Quer saber mais sobre a Pós em Neuroeducação? Acesse: https://bit.ly/3CGFJHf