Na correria do dia a dia, você já parou algum momento para conferir a cor do seu xixi? O resultado pode mudar alguns dos seus hábitos ou até indicar alguma possível doença ou anomalias no seu corpo.
A urina é produzida pelos rins por meio de uma filtragem que leva até a bexiga uma mistura de água com toxinas que são liberadas pelo corpo. Porém, nem sempre uma cor diferente na urina significa alguma anormalidade. Isso pode ocorrer por conta de algum alimento de cor forte, corantes usados em alimentos ou até mesmo tipos diferentes de remédios.
Urina transparente: ocorre quando se ingere muito líquido ou quando os rins não estão mais processando a urina.
Urina amarelo-clara: essa cor é a ideal; significa que a quantidade de líquido ingerida está boa e que os seus rins estão em ótimo funcionamento.
Urina amarelo forte: significa que a quantidade de líquido ingerida está baixa, devendo ser aumentada. A falta de líquido faz com que os rins trabalhem mais para filtrar a urina. Outro sintoma pode ser infecção na bexiga ou na uretra. Caso tenha dores ao urinar, procure um médico.
Urina marrom: indica a ocorrência de problemas renais ou uma desidratação mais grave.
Urina vermelha: pode ocorrer quando são ingeridos alimentos de cores fortes, como no caso da beterraba. Outro fator é a perda de sangue, que pode ocorrer, por exemplo, quando pedras percorrem o canal da urina. Outras opções são doenças mais graves, como tumores ou infecções de maior gravidade. Quando ocorrer esse tipo de cor na urina, o médico deve ser consultado imediatamente.
Urina azul ou verde: pode ocorrer em razão de doenças genéticas, infecções bacterianas, remédios ou corantes encontrados em alimentos.
Urina espumosa: se acontecer ocasionalmente, deve ser decorrente de algum resto de sabão no vaso sanitário. Porém, caso aconteça com frequência, pode indicar um alto consumo de proteínas ou algum distúrbio renal.