O que é Enfermagem em Estomaterapia?

O que é Enfermagem em Estomaterapia?

image


A Enfermagem em Estomaterapia é uma área de especialização voltada para profissionais que desejam atuar no cuidado de pacientes com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência urinária e anal, podendo atuar tanto em contexto hospitalar, quanto em ambulatorial e domiciliar.
 
Continue a leitura e saiba mais sobre a Enfermagem em Estomaterapia.
 
LEIA TAMBÉM:

O que é Estomaterapia?

A Estomaterapia se trata de uma especialização da área da Enfermagem, que se destina à assistência de pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinária, sendo o profissional responsável por esta área o enfermeiro estomaterapeuta.
 
Este profissional garante a integridade da pele do paciente, desenvolvendo tratamentos adequados para cada caso clínico, além de atuar nos aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, visando a melhoria na qualidade de vida, saúde e bem-estar do paciente, também auxiliando o assistido na recuperação de sua estima pessoal ao promover uma abordagem terapêutica.
 

Qual a principal finalidade da Estomaterapia?

A Estomaterapia tem como principal finalidade o cuidado com a pele, visando manter sua integridade. Por meio de cuidados preventivos e avançados voltados para pacientes com feridas, sejam agudas ou crônicas, ou com estomias, o enfermeiro estomaterapeuta consegue atuar na reabilitação destes indivíduos.
 
Além disso, esta área de especialização também atua na prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com incontinência urinária e anal, por meio de cuidados com cateteres, drenos e tubos.
 
Logo, a Estomaterapia é uma área que exige raciocínio clínico visando a prevenção de complicações na pele, bem como também pode auxiliar na promoção de um tratamento especializado e terapêutico voltado para pacientes que estão passando pelo processo clínico.
 

Áreas de atuação da Estomaterapia

O estomaterapeuta consegue assistir indivíduos com feridas, incontinências e ostomias, promovendo maior qualidade de vida para estes pacientes. Ao atuar no tratamento de estomas e feridas crônicas, o profissional possui um papel fundamental no processo de adaptação e reabilitação do paciente com a bolsa de ostomia, auxiliando na identificação de possíveis necessidades e dificuldades diárias do paciente para com a bolsa coletora. Este profissional se responsabiliza por oferecer orientações referentes ao autocuidado, bem como atua na prevenção e identificação de alterações e disfunções que podem causar maiores complicações no quadro clínico do paciente.
 
Além disso, o estomaterapeuta também atua no acompanhamento de casos de feridas crônicas, avaliando o quadro e desenvolvendo o tratamento mais adequado para o paciente, oferecendo orientações aos indivíduos e seus familiares sobre higiene, curativos e cuidados gerais para com a lesão.
 
No papel preventivo e de manejo de úlceras por pressão, o estomaterapeuta possui uma atuação fundamental pois é o profissional responsável por desenvolver planos de cuidados personalizados para prevenir o surgimento de tais úlceras, bem como é capacitado para tratar as lesões existentes.
 

Conheça a Pós em Enfermagem em Estomaterapia da Pós USCS  

O enfermeiro é um dos profissionais mais fundamentais no tratamento de pacientes, logo, o enfermeiro estomaterapeuta é aquele que assume o compromisso de se manter sempre atualizado em sua área de especialização visando a recuperação e a promoção da qualidade de vida do paciente, devendo sempre humanizar seu cuidado.
 
Se você deseja se profissionalizar na área, contando com um ensino atualizado e aprofundado, a Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências da Universidade Municipal de São Caetano do Sul é a escolha ideal. Aqui você encontra uma formação sólida e completa, que prepara os profissionais para atuarem nesse mercado em expansão.
 
Sob a coordenação da Professora Geysiane Rocha, o curso de Estomaterapia se destaca por seu conteúdo completo e pela qualidade do corpo docente integrante, todos com ampla experiência na área.
 
A Pós-graduação possui duração de 20 meses e carga horária total de 470h, sendo 150h destinadas ao estágio supervisionado.
 
Entre alguns destaques da matriz curricular temos:
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Estomias, Fístulas e Drenos;
  • Feridas;
  • Incontinências Urinária e Anal;
  • E muito mais…
Se especialize com a Pós em Estomaterapia e seja a transformação na vida de seus pacientes. Vem pra USCS!
0800 767 8727 | (11) 2714-5699