A hérnia de disco acontece quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição original e comprime as raízes dos nervos que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Essa complicação é bem mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que resistem a mais carga.
Causas
Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anel ou discos que ficam entre as vértebras que formam a coluna espinhal. Os discos são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico e sua principal função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra, mas permitindo que elas se movimentem.
Com o desgaste desses discos que acontece a hérnia de disco, isso ocorre com o seu uso repetitivo. Na hérnia de disco, parte de um disco sai de sua posição normal e passa a comprimir as raízes dos nervos, fazendo pressão sobre elas e causando dores.
Risco
Excesso de peso e fazer atividades que demandem grande esforço físico são fatores que podem desencadear problemas nas costas, entre elas a hérnia de disco. Movimentos de repetição no trabalho que exigem muito dos músculos das costas podem causar desgaste dos discos e, consequentemente, levar à hérnia.
Há evidências também de que a genética possa ter um papel de importância no desenvolvimento de hérnias de disco. Isso quer dizer que você está em maior risco para hérnia de disco se seus pais, irmãs ou irmãos possuem a doença.
Sintomas de Hérnia de disco
Uma pessoa pode ter uma hérnia de disco e nem perceber. Porem na maioria dos casos a pessoa sente dores insuportáveis. Essa dor é normalmente concentrada nas regiões lombar e cervical da coluna.
Principais sintomas:
-Dor nos braços ou nas pernas, dependendo do local onde está a hérnia. Se estiver localizada na região lombar, as dores estarão mais localizadas nos membros inferiores. Caso esteja na região cervical, as áreas que serão mais afetadas por dores serão os membros superiores e os ombros;
-Prostração e sensação de formigamento;
-Sensação de fraqueza por causa dos músculos das costas atingidos pela hérnia de disco.
Tratamento
Repouso com medicamentos analgésicos, seguidos por uma fisioterapia é o primeiro tratamento para a hérnia de disco. Grandes partes das pessoas que seguem esse tratamento se recuperam e retornam as suas atividades normalmente. São raros os casos de pessoas que precisarão de mais tratamento, que pode incluir injeções de esteróides ou até cirurgia.