Hoje em dia, as estratégias de marketing passaram a ser mais amplas e com a capacidade de promover sensações nos clientes, deixando de lado aquela visão de apenas divulgar e gerar vendas. As estratégias de marketing são mais voltadas para gerar sensações nos clientes, e é exatamente isso que o marketing sensorial explora: dar ao cliente a oportunidade de viver experiências que mexam com os cinco sentidos.
VEJA TAMBÉM:
Neuromarketing e Anúncios afetivos x cognitivos
Principais erros que devem ser evitados no marketing digital
Antecipar o comportamento do consumidor virou uma tendência nas empresas
Principais erros que devem ser evitados no marketing digital
Antecipar o comportamento do consumidor virou uma tendência nas empresas
Basicamente, são usadas abordagens que exploram um ou mais sentidos com o objetivo de provocar no cliente a sensação de bem-estar, desejo e impulso, e, a partir disso, desse contato direto com a marca, gerar a compra de fato.
O Neuromarketing e o Marketing Sensorial caminham juntos
Esses dois campos estão intimamente ligados, já que o Neuromarketing é o estudo e a pesquisa para entender padrões e comportamentos com base em estudos neurológicos, e o Marketing Sensorial busca aguçar os sentidos do público através de determinados estímulos. Assim, o Neuromarketing teoriza e o Marketing Sensorial aplica as técnicas na prática, com foco total na venda.
Benefícios do Marketing Sensorial
● Explora os produtos/serviços sob outras perspectivas.
● Cria vínculo emocional com o consumidor.
● Estimula o desejo de compra de uma forma mais sútil, sem pressão.
● Gera a fidelização de clientes através do encantamento com a marca.
● Desenvolve uma identidade única e inovadora para a marca.
O Marketing Sensorial é uma ótima aposta para as empresas, já que é uma forma inovadora de atrair mais clientes. É, também, uma forma de divulgação mais eficiente e acessível, dando a oportunidade de a marca chamar ainda mais a atenção para seus produtos, com abordagens mais criativas.
Para a venda, usam-se meios que não são tão tradicionais e que criam uma atmosfera mais agradável para o cliente. Isso tudo faz parte do processo de compra, tornando essa troca mais frutífera para ambas as partes.
Quer aprofundar seu conhecimento sobre Neuromarketing e Marketing Sensorial? Conheça o curso de MBA em Neuromarketing da USCS: https://bit.ly/3jyIZgg