As redes sociais se tornaram os canais mais importantes para as empresas nos dias de hoje. Essas plataformas ajudam na promoção de uma relação mais próxima com os consumidores e na divulgação de produtos e ideais da marca. Com isso, muitas marcas buscam construir um diálogo com o público e uma identificação por meio de histórias. Por isso a técnica de storytelling tem sido amplamente utilizada no ambiente digital.
Mas por que o storytelling pode ser tão útil?
Na verdade, a técnica consiste na ação de contar uma história que desperte emoções e identificação com o público-alvo, e assim é possível pavimentar um caminho mais sólido no relacionamento com o cliente. No ambiente digital, por intermédio das redes sociais, essa técnica pode ser desenvolvida com muito êxito.
VEJA TAMBÉM:
A construção de um ótimo branding nas redes
O profissional de Marketing após a pandemia
Melhora a sua estratégia de marketing digital
Principais erros que devem ser evitados no marketing digital
Com o storytelling, é possível engajar o público, promover o reconhecimento e a humanização da marca. Por isso, essa é uma técnica totalmente indicada para aquelas empresas que pensam em se solidificar na mente do consumidor. Já que uma história bem contada gera empatia e promove o envolvimento das pessoas que podem viver de verdade aquela narrativa.
Nas redes sociais, sua marca pode aplicar esse tipo de técnica para atrair a atenção do seu público e melhorar sua imagem. Uma boa estratégia de storytelling deve ter:
• um cenário;
• uma boa mensagem a ser transmitida;
• um personagem forte e que consegue superar suas adversidades;
• um desafio principal, que irá motivar o personagem.
Dessa forma, é possível pensar em conteúdos que irão contar essa história, podendo utilizar o artifício de textos, artes e vídeos para montar toda a narrativa. O importante é trabalhar intensamente com a criatividade para engajar o público.
Histórias bem contadas são capazes de mudar a história das marcas, por esse motivo, escolha um bom enredo, personagens e pense estrategicamente. Utilize-se de campanhas que gerem valor e emoções.
Caso você precise se aprofundar acerca das redes sociais e do marketing digital, busque especializar-se. Por isso, invista em um curso de pós-graduação para aprofundar seu conhecimento e se tornar um expert nas estratégias digitais.
A Pós USCS oferece o curso de pós-graduação em Mídias Sociais e Marketing Digital, que visa formar profissionais capacitados para gerir as ferramentas digitais e conquistar sucesso nas plataformas online para as empresas. Seja uma referência nesse mercado, conquiste um conhecimento mais aprofundado e mude a trajetória das empresas em que trabalha.
Faça o curso de Pós-graduação em Mídias Sociais e Marketing Digital da USCS: https://bit.ly/35AM1JJ