Luiza Helena da Silva Christov
A função essencial dos coordenadores pedagógicos, em qualquer projeto educacional, é liderar e criar condições para a instalação e o desenvolvimento de um processo de reflexão sobre as questões pedagógicas, bem como para o crescimento intelectual e ético dos educadores que coordena.
Portanto, os coordenadores pedagógicos são formadores em seus grupos. Formadores não viabilizam seus propósitos sem um conjunto de pesquisas que ofereçam conteúdos para a reflexão que acompanham.
Uma primeira pesquisa refere-se ao conhecimento do grupo de educadores. O levantamento de seus valores, de seus propósitos como educadores, de seus conhecimentos específicos de ensino e de suas trajetórias de formação são conteúdos importantes para que os coordenadores realizem diálogos entre o repertório dos autores estudados e a interpretação dos educadores.
VEJA TAMBÉM:
O profissional de psicopedagogia
Educação inclusiva para deficientes visuais
Psicologia e a aprendizagem
O conceito de justiça deve ser trabalhado ainda na educação infantil
Um segundo movimento de pesquisa diz respeito aos espaços de atuação nos quais são realizados os projetos educacionais, sejam escolas, instituições culturais diversas, projetos não escolares. Conhecer o lugar onde se atua com as devidas contextualizações: história da escola, dos projetos, marcos regulatórios, hierarquias, dificuldades, conquistas e objetivos. Esse conhecimento é fundamental para orientar os educadores na criação de propostas educacionais, dialogando com realidades nas quais se inserem.
O terceiro movimento de pesquisa está no campo das teorias educacionais. O conhecimento das contribuições clássicas e contemporâneas do campo pedagógico contribui para ampliar o universo cultural dos educadores e para aprofundar questões verificadas no cotidiano.
Um quarto movimento conduz a levantamentos sobre referências que possam ampliar o repertório dos educadores. Tais referências podem ser bibliográficas ou de experiências exitosas que merecem ser analisadas como fontes de inspiração e pontos de partida para a criação dos educadores em termos de sua prática.
Destacamos aqui algumas pesquisas e conhecimentos necessários aos coordenadores para que possam liderar a reflexão contínua dos educadores. Outras surgem no cotidiano de cada projeto. O importante é que os coordenadores vejam a si mesmos como pesquisadores e líderes junto aos seus grupos de educadores.
Mestre de repente
é quem aprende. (Guimarães Rosa)