Por que fazer o curso de Pós-graduação em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício?

Por que fazer o curso de Pós-graduação em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício?

image


O Prof. Dr. Waldecir Paula Lima, um dos coordenadores do nosso curso de Pos graduação em fisiologia do exercício – Prescrição do Exercício nos explicou a importância deste curso para os profissionais da área de Educação Física.
 

O curso de fisiologia do exercício – Prescrição do exercício tem o objetivo de estimular a conscientização do profissional por meio da sua atuação técnico-pedagógica no contexto social, fundamentado em uma melhor qualidade técnico-científica na área de Fisiologia do Exercício, no sentido de prepará-lo para atuar com mais segurança e melhor padrão profissional, tanto no atendimento direto ao cliente, quanto em instituições de ensino, lecionando e/ou fomentando a produção científica através da pesquisa.

Qual é a importância do curso para os profissionais da área?
 

O curso destina-se a profissionais que buscam atuar em um nicho mais específico, explica o professor “A prerrogativa profissional da prescrição do exercício é do profissional de Educação Física, isso por legislação. Então, o profissional de educação física tem o direito de prescrever o exercício físico para os determinados grupos sociais. Sejam eles, pessoas que buscam o condicionamento físico, portadores de patologias que vão praticar o exercício, atletas, enfim, a população em geral”.
 

Além disso, o profissional conquistará, através desta pós, um conhecimento mais profundo sobre o corpo humano. “Entendemos que para um profissional prescrever bem o exercício físico ele tem que ter noções e tem que ter conhecimentos das diversas integrações entre os diversos sistemas que formam o organismo humano, ou seja,  entender como funciona o sistema cardiovascular, o sistema respiratório, o sistema neuromuscular, o sistema endócrino e o sistema imune. E mais, de uma forma integrada. Durante a prática do exercício, isso sobretudo, as adaptações que o exercício promove nestes sistemas” explica Waldecir.

“Portanto, o curso de Fisiologia do exercício acaba criando uma condição do aluno entender essa integração entre os diversos sistemas, o funcionamento deles. Tanto durante a prática dos diversos tipos de exercícios: exercício cardiorrespiratório, exercício de força, exercícios moderados, de baixa intensidade e alta intensidade. Como também as adaptações que esses exercícios proveriam nos sistemas corporais. É importante que o profissional de educação física tenha essa noção” complementa.

 

O profissional de educação física que optou por fazer nosso curso de Pós graduação, desenvolverá um sentido de avaliação mais apurado para atender as demandas de seus alunos. “O curso de fisiologia do exercício se preocupa, sobretudo, com os critérios da avaliação do sujeito que vai praticar o exercício físico. Então, o profissional de educação física precisa dispor de ferramentas para avaliar o seu aluno, seu atleta. Avaliação no sentindo neuromotor, metabólico e antropométrico. São conteúdos bastante trabalhados no curso de fisiologia do exercício. As avaliações do consumo máximo de oxigênio, do limiar anaeróbio, dos testes neuromotores de força, velocidade, agilidade, potência, equilíbrio e tantas outras variáveis” explica.
 

Parte da matriz curricular do curso é voltada para o trabalho com a população especial e tem o objetivo de capacitar o profissional para atender uma demanda específica do mercado “É importante deixar muito claro que uma parte do curso de fisiologia do exercício é voltada para o que a gente chama de População especial, ou seja, grupos de pessoas  portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. Que tem uma incidência, prevalência muito grande dentro da nossa sociedade, ou seja, a prescrição o exercício para a população obesa, população diabética, população hipertensa, portadores de câncer, portadores de doenças somáticas.

"Enfim, é importante que o profissional de educação física antes de prescrever exercício para essa população tenha um conhecimento razoável das diversas patologias, entenda os mecanismos fisiopatológicos que ocorrem no organismo destes portadores, para depois poder prescrever o exercício mais adequado e que traga resultados condizentes com aqueles objetivos traçados pelo profissional de educação física” diz Waldecir.
 

O curso irá oferecer um conhecimento profundo e específico para os profissionais que querem trabalhar com a chamada população especial. “Então, o curso de fisiologia do exercício acaba dando suporte para que o profissional de educação física atinja esses objetivos, e consequentemente possa ter uma atividade profissional mais adequada e mais compatível dentro do mercado de trabalho” finaliza.

Lembrando que o curso de especialização em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício pode ser feito também por profissionais da área da saúde como: nutricionistas, médicos, fisioterapeutas e entre outros. Consulte-nos e venha conhecer um pouco mais sobre o curso.

Ficou curioso e quer saber mais informações? Então, acesse: https://bit.ly/2MJ3bgX
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699