Procedimentos estéticos vão além de cirurgias, fazem parte do aumento da autoestima

Procedimentos estéticos vão além de cirurgias, fazem parte do aumento da autoestima

image


Em pesquisa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), foi apontado que em 2023 houve um crescimento de 390% na procura por procedimentos estéticos, onde o procedimento que lidera em busca é a harmonização facial. Tal porcentagem se deve aos fatores que levam uma pessoa a procurar pela área da estética; entre eles está o problema de autoimagem, que tende a causar consequências diretas em seu emocional. Assim, os procedimentos estéticos vão para além da aparência, sendo grandes aliados na promoção da autoestima dos pacientes que buscam por soluções estéticas.
 
Para conhecer os procedimentos estéticos mais buscados por pacientes que desejam aumentar a autoestima, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

Quais os procedimentos não invasivos mais procurados para aumentar a autoestima?

São diversos os motivos que levam uma pessoa a procurar por procedimentos estéticos, em especiais os não invasivos; podem ir desde o desejo em alterar algo que incomoda na aparência, até realizar grandes mudanças em defeitos congênitos ou adquiridos por motivos de acidentes ou doenças. Em todos os casos, sabe-se que a intervenção estética aparece como uma maneira de aumentar a confiança e autoestima do indivíduo, sendo grande aliada na promoção de seu bem-estar.
 
Segundo pesquisa desenvolvida pela International Society of Aesthetic Plastic Surgeon (ISAPS), os procedimentos n]ao invasivos mais procurados e realizados em 2021 com o objetivo de aumentar a autoestima foram:
 
1. Toxina Botulínica A (Botox)
O Botox é o procedimento estético mais procurado pelo público com o objetivo de prevenir e tratar sinais de envelhecimento, como por exemplo rugas e linhas de expressão. A Toxina Botulínica atua no impedimento da contração da musculatura facial, resultando em uma aparência mais jovem e suave, com traços naturais.
 
Esse procedimento, por ser rápido e minimamente invasivo, além de oferecer resultados visíveis em até sete dias, é o tratamento mais popular em clínicas de estética.
 
2. Preenchedores faciais à base de ácido hialurônico
O preenchimento facial é uma técnica requisitada para o restauro do volume, suavização de linhas de expressão e melhoria na estrutura facial. Para sua realização, os esteticistas utilizam substâncias como o ácido hialurônico, os injetando em áreas específicas do rosto, visando proporcionar um aspecto mais jovem e harmonioso.
 
Esse procedimento é grande aliado no tratamento de olheiras, linhas que vão do nariz ao canto da boca ou queixo, e aumento do volume dos lábios. Por ser minimamente invasivo e oferecer resultados imediatos com rápida e discreta recuperação, é muito procurado como método preventivo.
 
3. Bioestimuladores de colágeno
Os bioestimuladores de colágeno são uma técnica injetável que tem ganhado popularidade entre pessoas que desejam combater a flacidez facial e melhorar a firmeza e elasticidade da pele. O procedimento atua estimulando a produção natural do colágeno pelo corpo e promove resultados visíveis e de longa duração.
 
É minimamente invasivo e, ao ser introduzido na derme, estimula os fibroblastos (células que sintetizam novas fibras de colágeno e elastina), reforçando a estrutura cutânea. Assim, passa a ser possível oferecer uma aparência mais jovem e firme.
 

Quando optar pela Harmonização Facial e quais os seus riscos?

A Harmonização Facial é, atualmente, o procedimento mais buscado em clínicas de estética e trata-se de um aglomerado de procedimentos estéticos integrados a serem determinados pelo profissional, podendo variar de acordo com as necessidades de cada paciente.
 
Os procedimentos mais comuns a comporem uma Harmonização Facial são a aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno - todos requisitados para uma remodelagem dos contornos da face, auxiliando também na redução de sinais de envelhecimento facial descrito pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos faciais e gordura. 
 
A harmonização facial tende a aumentar significativamente a autoestima do paciente que a busca e, devido a isso, tornou-se um dos procedimentos mais procurados em clínicas estéticas. Porém, para que o procedimento seja um sucesso, é de extrema importância que seja realizado por um profissional especializado na técnica pois, apesar de ser bastante seguro, pode apresentar alguns riscos durante sua realização. São alguns dos riscos:
  • Obstrução do fluxo sanguíneo no local;
  • Necrose da pele;
  • Deformação facial; e
  • Infecções.

Seja um especialista em Harmonização Facial

Se você deseja ser um profissional especializado em Harmonização Facial, conheça a Pós-graduação em Harmonização Facial, Corporal e Saúde Estética, idealizada pelo Núcleo de Estética da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Aqui você tem a oportunidade de contar com um estudo intensivo no procedimento mais requisitado do mercado estético da atualidade, além de desenvolver habilidades únicas de avaliação e prática aplicável, aprendendo a lidar com possíveis intercorrências que possam surgir durante o tratamento.
 
A Pós USCS conta com um corpo docente formado pelos melhores especialistas da área da estética, prontos para te guiar em uma carreira de sucesso para que você aprimore suas habilidades clínicas com confiança e segurança.
 
O curso da Pós em Harmonização Facial conta com duração de 12 meses e carga horária total de 360h. Confira alguns destaques da matriz curricular:
  • Toxina botulínica e skinbooster;
  • Fios de sustentação e bioestimuladores injetáveis;
  • Peelings mecânicos, químicos e enzimáticos em harmonização facial;
  • E muito mais!

Não perca tempo adiando seu futuro como um esteticista de sucesso e conheça a Pós-graduação em Harmonização Facial, Corporal e Saúde Estética. Só com a Pós USCS você encontra a oportunidade que sonhava de adentrar um mercado em constante expansão.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699