É comum para aqueles que buscam manter a forma física tornarem produtos lights e diets parte de sua alimentação, o problema é que muitos utilizam esses alimentos de forma desequilibrada por não compreenderem a diferença entre eles. Primeiro precisamos pensar no objetivo da compra do produto. Se eu tenho uma doença e sou sensível a um componente, eu preciso consumir o alimento diet. Mas se o meu objetivo é emagrecer eu vou comprar o alimento light.
Pensando nisso, vamos explicar nesta matéria as diferenças e aplicabilidades de cada tipo de produto.
Diet
A palavra Diet só pode ser aplicada a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, ou seja, o alimento é formulado com modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou indivíduos com necessidades metabólicas específicas, como no caso pessoas com diabetes.
Possui isenção de açúcar, proteína ou gorduras, mas atenção! Alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar. Eles nem sempre são úteis para perda de peso.
Light
A palavra Light é aplicada a alimentos destinados a dietas com redução de pelo menos 25% de um dos componentes. Isso quer dizer que o alimento ainda continua a ter esse componente, mas em menor quantidade.
Entender essas diferenças são fundamentais para pacientes diabéticos, pré-diabéticos, pessoas que estão em tratamento de emagrecimento e mesmo para pessoas que querem manter o seu peso.
Pães, biscoitos e outras massas, tanto diets quanto lights, apesar explicitarem em seus rótulos a ausência de açúcar, acrescentam calorias à dieta, ou seja, esses alimentos são mais seguros para diabéticos quando contêm fibras.
O produto o qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo.
Deve-se estar sempre atento ao rótulo do produto dos alimentos, por isso é importante ressaltar que caso necessite de uma dieta ou deseja obter maiores esclarecimentos, procure um Nutricionista.