Uma das principais maneiras de contaminação e transmissão de doenças, tais como intoxicação alimentar e infecções, é através do consumo de alimentos impróprios. Logo, para garantir a qualidade de alimentos, assegurando sua procedência, há uma série de órgãos reguladores que se responsabilizam pela fiscalização, controle e intervenção de estabelecimentos alimentícios.
Há diversos casos de intoxicação alimentar e doenças provocadas pelo consumo de alimentos impróprios, por isso, o vigilante sanitário é uma peça fundamental no processo de garantir a qualidade de alimentos para toda a população.
Continue a leitura para entender a importância da vigilância sanitária.
LEIA TAMBÉM:
- Anvisa Proíbe Venda de Balas Dori por Risco de Contaminação: Entenda o papel da Vigilância Sanitária
- O Papel dos Especialistas em Vigilância Sanitária na Indústria de Alimentos
- Vigilância Sanitária na Cozinha: o que os profissionais fiscalizam para promover segurança alimentar
- Vigilância Sanitária: qual a importância e o que faz um agente sanitário
- Vigilância Sanitária: O setor em ascensão para profissionais com pós-graduação
A importância da Vigilância Sanitária na garantia da qualidade dos alimentos
A Vigilância Sanitária está diretamente vinculada Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto a inspeção e controle de produtos de origem animal e vegetal estão sobre responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O principal objetivo da Vigilância Sanitária é garantir a proteção e promoção da boa prática na produção e manipulação de alimentos, assegurando a saúde populacional ao reduzir significativamente potenciais riscos à saúde do consumidor. Por meio de sua atuação, promove uma intervenção visando evitar riscos decorrentes da produção e uso de produtos e serviços sujeitos à fiscalização.
Logo, a Vigilância Sanitária possui uma grande importância na garantia da qualidade dos alimentos, garantindo aos consumidores e clientes uma maior qualidade e segurança ao evitar a propagação de doenças através da manipulação inadequada de alimentos. O vigilante sanitário possui um papel fundamental no desenvolvimento da regulamentação de questões que envolvam a produção, distribuição e comercialização de produtos alimentícios.
Como a Vigilância Sanitária previne doenças?
A Vigilância Sanitária, ao assegurar a segurança alimentar garantindo a qualidade dos alimentos, protege a população contra possíveis riscos à saúde, além de fornecerem informações e capacitação aos profissionais de saúde. São algumas das atribuições do vigilante sanitário:
1. Realizar de inspeção rigorosa
Para assegurar que os alimentos estão sendo produzidos e manuseados adequadamente, este profissional realiza inspeções regulares em estabelecimentos alimentícios voltados para a produção, manipulação, armazenamento e comercialização de alimentos, conferindo se há conformidade destes estabelecimentos com as normas sanitárias.
2. Prevenir doenças
Ao atuar no monitoramento e controle da segurança de alimentos, a Vigilância Sanitária age prevenindo doenças que possam ser transmitidas por alimentos, reduzindo - ou mesmo eliminando - riscos de contaminação por bactérias, vírus, parasitas e produtos químicos.
3. Averiguar a rotulagem adequada de alimentos
A rotulagem de alimentos possui uma regulamentação rígida, a qual garante que as informações sobre ingredientes, datas de validade e compostos alérgicos, estejam claras e precisas nos rótulos. Logo, é papel do vigilante sanitário acompanhar este processo e verificar se a rotulagem está adequada.
4. Inspecionar o controle de higiene
A Vigilância Sanitária é responsável por definir diretrizes e regulamentações voltadas para a higiene que deve ser seguida em processos de produção e manipulação de alimentos. Nesta atribuição, o profissional se responsabiliza pela inspeção da higienização correta de utensílios, equipamentos e instalações.
Conheça normas e entenda a regulamentação da Vigilância Sanitária
Conheça todas as normas e esteja apto para atuar na regulamentação da Vigilância Sanitária com a Pós-graduação em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
A Pós em Vigilância Sanitária tem duração de 12 meses e pode ser realizada inteiramente à distância - com a flexibilidade que você precisa para manter sua rotina diária alinhada com seus estudos.
Com a qualidade e acessibilidade que você precisa, o curso de Vigilância Sanitária conta com os melhores professores do mercado, além de possibilitar que o aluno acesse o conteúdo de aulas e materiais auxiliares quando e onde desejar.
A carga horária total é de 360h e tem como alguns destaques na matriz curricular:
- Legislações Sanitárias;
- Ferramentas na gestão da segurança de alimentos;
- Análises Microbiológicas e suas interpretações;
- Gerenciamento de resíduos: Vigilância epidemiológica e ambiental;
- Empreendedorismo e sustentabilidade empresarial;
- E mais!
Enriqueça seu conhecimento na área e expanda suas habilidades profissionais com a especialização em Vigilância Sanitária da USCS.