Tomar água durante a prática de atividade física é muito importante. Porém tomar água em excesso, pode ser perigoso. Como medir
A quantidade correta de água que devemos ingerir? Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, pois muitos fatores podem influenciar para uma maior ou menor perda de líquido pelo corpo, como clima, tipo e tempo de exercício, entre outros.
Alguém que se exercita em um clima quente, sob o sol, perderá muito mais água do que alguém que está dentro de uma academia com ar-condicionado. Assim como um treino de exercícios mais intensos e por mais tempo faz com que nosso corpo produza mais suor do que exercícios leves.
Por que suamos?
Nosso suor é composto por água (99%), sais minerais e outras substâncias. O suor tem como principal função baixar a temperatura do nosso corpo. Sentimos melhor esse processo quando passamos por uma corrente de vento. Sentimos um efeito refrescante que é chamado de calor de vaporização, um fenômeno que acontece quando o suor que sai pelos poros evapora e diminui a temperatura corporal.
Durante as atividades físicas
Para conseguir medir a quantidade de água que perdemos durante a atividade física, é recomendado que você se pese antes de iniciar os exercícios. Você pode anotar o seu peso inicial, e depois de terminar o treino, anotar o peso final. Comparando os dois, você sabe quanto perdeu de líquido. Caso você tenha perdido mais de 2% de peso, sugere-se que você beba mais água durante os próximos treinos. Vamos supor que você tenha
Sintomas de desidratação
Se você começar a se sentir tonto, fraco e descoordenado, pare as atividades. Esses podem ser indícios de que você está desidratado, entre outras possíveis causas. A desidratação ocorre quando o corpo não possui a quantidade suficiente de fluidos para funcionar normalmente e isso pode afetar o desempenho esportivo.
Ingestão de líquidos
Para evitar a desidratação, é sugerido beber 1 ou 2 copos de água até 30 minutos antes de iniciar os exercícios. Durante as atividades, a sugestão é que se beba no máximo um copo de água em intervalos de 15 minutos. Depois de terminar o treino, a ingestão de líquidos é muito indicada. É necessário repor a água eliminada pelo suor, portanto, beber no mínimo dois copos de água logo depois dos exercícios é importante para o equilíbrio do organismo.
Excesso de água
Tomar água em excesso no decorrer das atividades físicas pode gerar um quadro de hiponatremia que é um quadro no qual o excesso de líquidos pode provocar uma intoxicação por água. A concentração de sódio no corpo humano é drasticamente reduzida e isso pode levar a um edema cerebral (inchaço no cérebro). As consequências podem ser fraqueza, vômito, fadiga extrema e perda de coordenação motora e até confusão mental.