A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento do espectro autista. Crianças acometidas por essa condição não apresentam grandes atrasos na fala e em seu desenvolvimento.
Porém, as crianças que sofrem com a Síndrome de Asperger têm tendência a ter interesses únicos, e podem insistir nesse assunto por muito tempo. Além disso, é comum ter habilidades de memorização de sequências matemáticas e mapas.
E é comum apresentarem dificuldades no desenvolvimento motor e demonstrar dificuldade em segurar um lápis, por exemplo. A estrutura do seu pensamento acontece de forma concreta e, geralmente, demonstram dificuldade em interpretar metáforas e ironias.
Há também, por parte da criança, uma dificuldade em usar os movimentos corporais e gestos. E é bastante comum o pequeno se apegar a rituais.
E dentro de uma sala de aula, o educador precisa respeitar o tempo da criança e motivá-lo a interagir com os outros colegas. Conversar de maneira clara e objetiva, e oferecer atividades visualmente estimulantes pode tornar o aprendizado mais prazeroso e simples para a criança.
A pos graduação em Educação Especial na Área de Transtornos Globais do Desenvolvimento visa qualificar os profissionais para uma atuação efetiva em relação ao trabalho educacional com os alunos com transtornos globais do desenvolvimento, propiciando a eles condições para o exercício pleno de sua cidadania, por meio de uma educação de qualidade, eliminando, sempre que possível, as barreiras atitudinais e pedagógicas.