Como testar nossa aptidão física? Primeiro temos que deixar claro que a praticar atividades físicas casualmente não garante o que se define como aptidão física.
Definida como a capacidade de realizar com disposição e eficiência as tarefas diárias sem cansaço, ter disposição para realizar as atividades de lazer e ter uma rápida adaptação às situações emergenciais que exigem demanda física, a aptidão física exige saúde e habilidades.
Um corpo saudável tem boa aptidão cardiorrespiratória que garante resistir esforços de longa duração com a participação de grandes grupos musculares. Para conseguir precisamos praticar exercícios aeróbios, de receitas particulares para caminhar ou correr, pedalar e nadar.
Os musculoesqueléticos têm a necessidade de ter uma boa resistência para encarar movimentos repetitivos e prolongados, eles também precisam ser fortes para trabalharem em situações extremas. A saúde dos músculos está diretamente ligada ao treinamento com pesos e aparelhos que fortalecem e estimulam adaptações específicas conforme as cargas, número de repetições, séries e intervalos entre elas.
Ter flexibilidade permite que os movimentos sejam com uma maior amplitude e garante a boa mobilidade das articulações, também é uma das condições de saúde associada à aptidão física.
E por último, mas não menos importante, está à composição corporal que quantifica a proporção de músculos, gordura, ossos e outras partes vitais do corpo no peso individual. Neste caso ter aptidão física significa ter boa massa magra, quer dizer bons músculos e pouca gordura na composição corporal.