O Plano de Cargos e Salários tem como objetivo definir de forma estruturada e organizada a política de remuneração a ser adotada pela empresa, tendo como objetivos:
- definir de forma clara as atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo;
- estabelecer de uma estrutura salarial adequada; desenvolver sistemas de incentivos que compensem o desempenho individual;
- oferecer oportunidade de remuneração que motive continuamente os colaboradores, buscando assegurar crescentes índices de qualidade e produtividade;
- contribuir para a adoção de eficientes sistemas de recrutamento, seleção e treinamento, medicina e seg. trabalho, relações trabalhistas;
- identificar e aproveitar as qualificações individuais em funções compatíveis com as competências e potencial do colaborador.
A política salarial deve ser norteada por duas diretrizes:
Equilíbrio Interno – Remunerar cada colaborador, levando em consideração o seu cargo em relação aos demais cargos da empresa – definição do valor relativo.
Equilíbrio Externo – Remunerar os colaboradoresem níveis competitivos com o mercado de trabalho – salários compatíveis com o mercado.
Temos verificado que grande parte das empresas de pequeno e médio porte, desconhecem a importância de uma política de cargos e salários. Sem critérios definidos, pode-se cometer injustiças na empresa, remunerando de forma inadequada os colaboradores, provocando descontentamento, insatisfações, utilizando cargos de forma errada, gerando paradigmas e inflacionando de forma inadequada sua folha de pagamento.
A elaboração de um Plano de Cargos e Salários, quer seja por profissionais qualificados da empresa ou por empresas de Consultoria deve ser desenvolvido com critérios renovados e modernos que agreguem valor a organização, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento organizacional.