No decorrer de sua formação, o professor aprimora habilidades que irão ajudar a lidar com jovens e crianças, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Devido ao fato de freqüentes mudanças nas metodologias de ensino nos últimos anos o professor começou ter um papel social maior, envolvimento e engajamento com a profissão.
Na atualidade, o professor não é mais temido pelos alunos, nem visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do conhecimento. Seu atributo se alterou para aquele que proporciona o conhecimento.
A razão dessa mudança se dá ao fato das ações do professor e a maneira como leva as aulas, pois um bom profissional leva em conta o conhecimento que os alunos levam consigo e com isso, os motiva a se manifestarem dando sua opinião sobre o assunto discutido.
Conheça a história
A data se deu por uma decisão de D. Pedro I, que em 1827 decretou que todo lugarejo, cidade ou vila do Brasil criasse as primeiras escolas primarias do país, que eram chamadas de Escolas de Primeiras Letras.
O professor Salomão Becker, propôs uma reunião com a equipe da escola em que ele trabalhava
Pelo sucesso da reunião outras escolas começaram a adotar o dia, até que ele se tornou de enorme importância para a estrutura escolar do Brasil.
Alguns anos depois o 15 de outubro se tornou um feriado nacional para os professores que trabalham de forma dedicada e por amor ao trabalho.