6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência

6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência

image


De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, 6,2% da população tem algum tipo de deficiência, sendo a mais representativa desse quadro a deficiência visual, com índice de 3,6% da população, e que tem maior incidência entre as pessoas com mais de 60 anos, entre as quais representa 11,5%. 


A região Sul do país é a que possui maior proporção de pessoas com deficiência visual, chegando a 5,4%. O levantamento indicou que 0,4% apresentam essa deficiência desde o nascimento; 6,6% utilizam algum recurso para locomoção, como cão guia e bengala articulada; e menos de 5% das pessoas participaram de serviços como grupos de reabilitação.


A pesquisa mostrou, ainda, que as pessoas com deficiência auditiva chegam a representar 1,1% da população. Aliás, de todas as deficiências, a auditiva é a única que mostra resultados estatisticamente diferenciados pela cor ou raça, sendo mais incidente em pessoas de cor branca (1,4%) do que em negros (0,9%). O índice de pessoas que adquiriram surdez em decorrência de algum acidente ou de alguma doença também é de 0,9%, e as pessoas que nasceram surdas representam 0,2%.


Quando é intenso ou muito intenso, o grau de deficiência chega a impossibilitar as pessoas de praticarem atividades rotineiras como ir à escola, trabalhar e afins. Essa é uma situação vivenciada por 21% dos deficientes auditivos e por 16% dos deficientes visuais.


0800 767 8727 | (11) 2714-5699