O mais importante logo no início
Inicie com uma frase de efeito, que resuma o tema e conquiste o público. Em jornalismo isso é chamado de lead: que é colocar o mais importante logo no começo.
Lei dos 5 minutos
Normalmente o público não consegue manter a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir que o foco fique em você, a cada 5 minutos, mude alguma coisa: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação.
Vídeo autocorretivo
Grave-se falando. Só assim você irá repara e se livrar de muletas como "tipo..." e "né?", pausas como "ããã" ou "ééééééé" e manias como coçar a cabeça e ajeitar as calças.
Power Point com moderação
A ideia é falar, não ler em público. Para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. A apresentação deve auxiliar, mas nunca te ofuscar.
Ria de si mesmo
Se cometer algum erro e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não é necessário pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.
Conheça o público
Saiba quem é sua plateia e o que ela espera de você, não pague o mico de saber menos que ela. Fora isso, esteja atento à reação das pessoas e abra espaço para interação.
Bônus antibranco
Basta usar a frase: "Na verdade, o que eu queria dizer é..." Esse artifício obriga você a recontar a mensagem de outra maneira, e isso pode livrá-lo da armadilha do "branco".