A água é um dos recursos naturais mais requisitados dentro do nosso planeta e por isso tanta importância para que este nunca falte. Passamos por uma grande crise hídrica que não está voltada somente pela falta de água em nossas torneiras, mas como um rompimento de uma barragem de rejeitos de ferro que comprometeu toda a qualidade da água em um dos rios mais importantes para o nosso país.
A falta de cuidado com as nossas água vem acarretando diversos problemas em toda a dinâmica do nosso planeta. Mas não pensem que é somente no meio ambiente, a economia vem sendo cada vez mais afetada dentro do contexto. Para entenderem melhor, nos dias de hoje cada um litro de água custa na produção industrial seis reais. Agora imaginem reverter todo esse valor para o consumidor final que ainda tem que arcar com todos os impostos embutidos no preço final?
Este entendimento pode ser dimensionado, de forma catastrófica, com o rompimento da barragem de rejeito de minério de ferro em Minas Gerais e quanto isto custou. Várias cidades vizinhas, além de Mariana, tiveram seu fornecimento de água interrompidas devido a falta de qualidade da água tratada para a população. Fora que diversas espécies de flora e fauna foram extintas, cidades e distritos foram abandonados pela falta da qualidade ambiental de sobrevivência neste locais. Devemos lembrar que o ser humano se desenvolveu sempre as margens dos cursos d’água para a sua sobrevivência. Várias civilizações constituíram seus impérios em grandes rios distribuídos pelo planeta. Do mesmo jeito que as doenças de veiculação hídrica trouxeram terror e preocupação para toda a humanidade.
Hoje, em tempos de Sustentabilidade, Equilíbrio e conscientização da população, a busca em termos novamente este recurso natural tão importante para o meio ambiente, vem fazendo os países cada vez mais se mobilizarem em busca da recuperação da água, principalmente a água doce. Do mesmo jeito que o Estado de São Paulo sofre em ter o seu Rio Tietê poluído, que já serviu para o transporte, lazer, turismo e para a economia, Paris recuperou o Rio Sena pois entendeu a importância deste recurso natural que é um dos símbolos da cidade estar totalmente recuperado.
Continuar a busca da sustentabilidade deste recurso natural é fundamental para que o meio ambiente recupere seus status de equilíbrio, bem como o ser humano consiga utilizar a água de forma racional para que possa utilizar este bem por muitos e muitos anos.