Desde os primórdios do descobrimento do Brasil podemos considerar que o correio já existia, no entanto, o serviço postal regular só foi iniciado em 25 de janeiro de 1663. No ano de 1931, foi criado o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos) e o Correio Aéreo Militar, que permitiu que as correspondências pudessem ser entregues aos mais remotos destinos.
O correio sempre foi um serviço fundamental na vida do homem, tendo em vista que a comunicação é uma necessidade básica do ser humano.
Atualmente, devido às praticidades de comunicação em tempo real geradas pela globalização e tecnologia, o mesmo perdeu um pouco sua. Nesse sentido, o grande desafio hoje em dia talvez seja a atualização dos serviços para corresponder às novas necessidades.
A nova legislação autorizou a estatal a atuar no exterior e incrementar a oferta de serviços postais eletrônicos, financeiros e de logística integrada. Além disso, os Correios podem constituir subsidiárias, adquirir participação acionária em outras empresas e firmar parcerias para agregar valor à rede e marca.
Com isso, a ECT vem atuando fortemente na modernização de serviços já existentes – exemplos é a implantação do rastreamento de encomendas em tempo real, com o uso de smartphones, e o lançamento da plataforma Correio Digital, com oferta de serviços de correspondência digital.
Para atender a essas novas necessidades, os Correios vêm investindo em sua infraestrutura: desde 2011, contrataram mais de 20 mil trabalhadores por concurso público e investiram mais de R$ 810 milhões na compra de 16 mil veículos, na construção, reforma, manutenção e ampliação de 1,5 mil unidades e na aquisição de computadores e equipamentos para a área operacional.