A depressão na gravidez pode afetar o bebê

A depressão na gravidez pode afetar o bebê

image


A luta contra a depressão pode acontecer também durante a gestação, e muitas mães se mantém no silêncio sobre esse sofrimento. O estado depressivo não afeta só a gestante, mas também o bebê que pode se tornar mais sensível ao estresse.
 

A depressão na gravidez deve ser pauta importante e tema de discussão sempre, muito se fala sobre a depressão pós-parto. Porém, o sofrimento pode acontecer durante a gestação.
Em recentes pesquisas realizadas pelo Instituto de Psiquiatria do King´s College London, 106 mulheres grávidas que já tiveram o diagnóstico de depressão e não tomavam medicamento contra a doença participaram dos estudos.

 

Testes foram aplicadas nas mães, como exames para verificar o nível de cortisol da mãe, e o mesmo teste foi feito nos bebês.
 

Efeitos do cortisol no comportamento do bebê
 

Bebês que vieram de uma gestação com mães depressivas demonstraram mais sensíveis a situações que o expõem a um determinado tipo de estresse, são mais chorões e hiperativos.

Havia uma variação na reação dos bebês a determinadas situações onde eles mostravam um nível maior de estresse, diferente de outros que a mãe não tinha histórico de depressão.
 

As situações de estresse podem ser comparadas a uma simples vacina, por exemplo. Os bebês demonstraram um nível muito alto de cortisol em sua saliva após a vacinação. O que acaba gerando uma certa preocupação dos especialistas que pensam quais seriam as consequências disso tudo no futuro da criança.
 

Tipos de parto:
 

Cesariana – É o parto onde o feto é extraído da barriga através de uma cirurgia. Um corte é feito no ventre e útero da mãe, e esse tipo de parto é recomendado quando há um risco materno fetal.
 

Parto normal - Esse parto é feito através das contrações que “expulsam” o bebê do útero. O bebê sai pelo canal vaginal, e para a mulher suportar as dores os médicos podem usar pequenas doses de anestesia e analgésicos.
 

Parto natural ou humanizado – As características são as mesas do parto normal, só que sem nenhuma intervenção clínica. Pode ser feito em uma banheira dentro de casa.
 

Parto de Cócoras –  A mulher fica na posição de cócoras, o que facilita a saída do bebê. Nesta posição a mulher pode sentir menos dor e o risco de comprometer o períneo é menor.
 

Parto dentro d´água –  O parto dentro da água é feito em uma banheira, a temperatura da água deve se morna. E o nascimento do bebê é assistindo por um médico e uma doula, para que o bebê faça a transição do útero para o mundo externo de forma mais tranquila.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699