A conservação do meio ambiente é assunto constante nos noticiários, e também há várias questões ligadas a natureza que nos preocupam muito. Estamos vendo ao longo dos anos uma série de medidas que estão sendo tomadas para ajudar na preservação da natureza.
O que vem preocupado bastante as pessoas é o uso de canudinhos. Você já parou para pensar quantos canudos você utiliza durante o período de um mês? Os canudos levam em média 400 anos para se decompor no meio ambiente, o que é bem preocupante, já que é um artigo que é utilizado apenas por alguns minutos.
No Rio de Janeiro foi instaurado a proibição do uso de canudos por bares, lanchonetes e comércios alimentícios em geral. O descumprimento da lei pode levar a multa de R$3 mil reais. Já em São Paulo, a mesma medida está sendo discutida na Câmara.
E assim, esse tipo de medida pode tomar espaço em outras cidades brasileiras, já que a intenção é a diminuição do uso de canudos. Atualmente, os canudinhos representam cerca de 4% do lixo plástico do mundo. E no ano passado, segundo a ONG Ocean Conservancy os canudos é o 7º item mais coletado nos oceanos.
Por isso, hoje no mercado é visível uma movimentação sobre a utilização de itens reutilizáveis e biodegradáveis para evitar que esse tipo de material chegue até a natureza e prejudique a vida animal nos oceanos.