A água é um dos elementos mais essenciais à saúde e é tão importante que o nosso organismo possui um sistema específico para gestão da quantidade de água, a fim de evitar a desidratação e assegurar a sobrevivência. Daí a sensação de sede que sentimos que nos leva a beber água.
A ausência de água possui um efeito mais intenso sobre a capacidade do organismo em exercer uma tarefa qualquer do que a falta de alimento sólido.
Mesmo não contendo nenhuma caloria, sem o líquido nosso corpo não poderia continuar funcionando, uma perda de 20% dela pode levar a morte e uma perda de 10% pode causar distúrbios graves.
Devemos ingerir no mínimo, oito copos diários de água. É preciso consumir essa quantidade de água, porque ela ajuda a regular a temperatura do corpo, além de eliminar substâncias ruins do organismo através da urina.
Não podemos nos esquecer de que também é necessário consumir bastante água quando está calor, durante os exercícios físicos, no caso de febre, resfriados e outras doenças. Nas gestantes a água se torna muito importante para formação do líquido amniótico e o aumento do volume de sangue e na amamentação para produzir o leite, que contem 87% de água.
Benefícios de beber água
Ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos do organismo
Cerca de 70% a 75% do corpo humano é composto por água e a função destes fluidos corporais inclui digestão, absorção, circulação, criação de saliva, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal.
Pode ajudar a controlar as calorias
A água pode ser utilizada como estratégia na perda de peso, pois se optar por bebidas calóricas o seu objetivo de perder peso pode tornar-se mais difícil.
Ajuda a estimular os músculos
Quando as células não conseguem manter o nível de fluídos necessário o seu desempenho é afetado causando fatiga muscular.
Contribui para uma pele melhor
A pele contém muita água e funciona como uma barreira à perda de fluidos.
Ajuda os rins
Os fluidos corporais transportam vários produtos para dentro e fora das células. Os rins contribuem para a eliminação de toxinas através da urina, mas, para isso, é necessário que a quantidade de água ingerida seja a adequada.
Ajuda a manter o normal funcionamento do intestino
Uma hidratação adequada contribui para um bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.
Evite consumir água junto às refeições
Nesse caso, os líquidos podem causar indigestão, pois dificultam a ação do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos no estômago.
Podem também causar gases e flatulência. E ainda: como os líquidos saem do estômago mais rapidamente que os alimentos, podem causar aquela sensação de vazio o que leva muitas vezes a pessoa a se alimentar novamente logo após a refeição, e o resultado disso todos já sabemos: ganho de peso.
Por isso, a sugestão é procurar consumir água entre as refeições.
Importante:
Ao consumir diuréticos, como certos medicamentos, álcool ou café, o organismo perde uma maior quantidade de água, tendo esta perda que ser reposta.
Pelo menos 20% da água necessária ao organismo é adquirida através dos alimentos e o restante pelas bebidas ingeridas.
A água é provavelmente a melhor escolha para a reidratação, não só por ser barata, mas também porque não tem calorias ou ingredientes adicionados.
Agora que você já esta sabendo de todos estes benefícios, deixe de preguiça, levante-se e pegue um copo de água.