A educação é uma área muito vasta e cheia de oportunidades para os seus profissionais. Um dos segmentos que têm chamado bastante a atenção é a psicopedagogia, razão pela qual os educadores têm procurado por cursos de especialização nessa área.
A psicopedagogia é um campo de estudo perfeito para o educador que quer aprofundar seu conhecimento sobre os processos de aprendizagem humana. A união entre as áreas de Psicologia e Pedagogia oferece ao profissional um conhecimento mais profundo e amplia suas oportunidades de atuação. Também ajuda na melhora da aplicação dos conteúdos dentro de sala de aula, e, dessa forma, o educador poderá usar conteúdos como neurologia, psicolinguística e antropologia paras aperfeiçoar a sua metodologia.
O objetivo do psicopedagogo
O psicopedagogo utiliza seus conhecimentos para entender de forma ampla e profunda os processos de aprendizagem humana. Assim, é possível ter um panorama geral de como o indivíduo entende e assimila os conteúdos que lhe são apresentados, em várias fases da vida.
VEJA TAMBÉM:
O profissional de psicopedagogia
Neuropsicopedagogia x Psicopedagogia
Habilidades cognitivas e o aprendizado remoto
A importância da análise de comportamento para os professores
Com o objetivo de facilitar o aprendizado e torná-lo mais prazeroso, o psicopedagogo é importantíssimo dentro da sala de aula. O profissional com essa especialização consegue desenvolver ações para solucionar problemas de aprendizagem e também consegue diagnosticar possíveis distúrbios nos alunos, encaminhando-os para um tratamento adequado.
Áreas de atuação
O psicopedagogo pode atuar em escolas, universidades e faculdades, porém, sua atuação pode ser mais ampla ainda, podendo atuar também em empresas, na área de recursos humanos, assessoria de imprensa, órgãos públicos e outros, auxiliando profissionais no processo de aprendizagem no dia a dia corporativo.
Em consultórios ou clínicas, o psicopedagogo pode oferecer atendimento psicopedagógico e atuar em casos de dificuldades de aprendizagem que os pacientes possam apresentar. Com essa especialização, também é possível trabalhar em hospitais, estudando questões ligadas a traumas e doenças que têm como consequências problemas como a falta de memória, a redução da capacidade de aprendizado e a queda de desempenho funcional.
Conheça o curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica da USCS: https://bit.ly/3eYaKtR